Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Planejamento, Governança e Gestão

Início do conteúdo

Edição 2023 do South Summit Brazil é lançada oficialmente em Porto Alegre

Evento que reúne startups, empresas, investidores e entusiastas de tecnologia e inovação será realizado de 29 a 31 de março

Publicação:

ranolfo south summit
"O Rio Grande do Sul, em termos de inovação, terá uma realidade antes e outra depois do South Summit", disse Ranolfo - Foto: Nabor Goulart/ Secom

De 29 a 31 de março do ano que vem, a capital gaúcha vai receber novamente o evento que reúne startups, empresas, investidores e entusiastas da tecnologia e da inovação, o South Summit Brazil 2023, oficialmente lançado nesta quarta-feira (23/11), no espaço Multiverso Experience do Cais Embarcadero. Em maio deste ano, Porto Alegre sediou à beira do Guaíba a primeira edição do South Summit fora da Europa.

Entre as novidades, foi apresentada a planta do South Summit, composta por oito palcos, dois a mais do que na edição passada, resultando em 22 mil metros quadrados extras que receberão o ecossistema de empreendedorismo e inovação e cerca de 500 palestrantes nos armazéns do Cais Mauá. Em maio deste ano, durante três dias, cerca de 20 mil pessoas passaram pelo Cais. Além de 8.500 empresas e 3.300 startups apresentando seus negócios e 450 investidores presentes no South Summit Brazil 2022, incluindo 90 fundos (20 internacionais).

52519861784 3d5653db24 kA planta do South Summit 2023 foi apresentada com oito palcos, dois a mais do que na edição passada - Foto: Nabor Goulart / Secom

Com projeções por todo o espaço Multiverso, possibilitando uma imersão na atmosfera do evento, o lançamento teve a participação do governador Ranolfo Vieira Júnior, que destacou o sucesso da edição anterior e a expectativa de uma realização ainda maior em 2023. “Os números da primeira edição falam por si só, e a de 2023 deve ser ainda maior. É uma construção feita a várias mãos. Não tenho dúvidas de que, no futuro, teremos a constatação de que o Rio Grande do Sul, em termos de inovação, terá uma realidade antes e outra depois do South Summit. Lançamos hoje a edição de 2023, e temos assegurado o evento aqui até 2027. Uma iniciativa que veio para ficar e que será um diferencial para o Estado”, disse Ranolfo.

O evento tem correalização do governo do Estado, com apoio da prefeitura da capital. Desde 2019, o Estado empreendeu esforços para atrair uma feira global de inovação para o Rio Grande do Sul. Em junho deste ano, o governador Ranolfo confirmou a parceria na realização do South Summit em Porto Alegre para os próximos cinco anos.

Inscrições aberta para a Competição de Startups

A Competição de Startups, um dos destaques do South Summit, está com as inscrições abertas, e os interessados em participar podem se cadastrar no site oficial do evento. O prazo para o cadastro se encerra em dezembro. Serão aceitos projetos de todo o mundo, de qualquer setor e em qualquer estágio de desenvolvimento. Na última edição do evento no Brasil, participaram mais de 1 mil startups, de 76 países.

A competição é uma oportunidade para que as startups possam apresentar seu trabalho em um dos palcos principais do evento, para mais de 700 pessoas e fundos nacionais e internacionais de investidores. Mais de US$ 10 bilhões foram investidos por fundos em startups inscritas na competição nos últimos 10 anos. Para 2023, a previsão é de que mais de 100 fundos estejam presentes.

Ponto focal do South Summit no Estado, o secretário de Planejamento, Governança e Gestão, Claudio Gastal, disse que trazer o evento para o RS não é uma ação isolada, mas sim algo realizado dentro de uma estratégia de transformação da economia, buscando novos espaços. "Aqui há uma visão de futuro, que começou lá em 2019 com a discussão de trazermos um evento global para o Rio Grande do Sul. E também é algo que deixará um legado. Fizemos 2022, estamos lançando 2023 e teremos mais quatro edições ainda pela frente. É um processo de plantar para colher, com constância de propósito, estratégia e foco para avançar”, afirmou.

52519861604 2208e3e6f4 k"Aqui há uma visão de futuro e também é algo que deixará um legado", afirmou Gastal - Foto: Nabor Goulart/ Secom

O CEO do South Summit Brazil, Thiago Ribeiro, destacou a visibilidade e as conexões que os empreendedores encontram no evento. “O South Summit Brazil é um evento global de inovação e que proporciona uma grande plataforma de conexão para os negócios locais, do Brasil e da América Latina. Também não podemos falar do evento sem lembrar do seu impacto direto na economia local, na arrecadação, na rede hoteleira e gastronômica. Neste ano, vai acontecer na semana do aniversário de Porto Alegre, um período simbólico para a capital e o Estado”, disse.

Melhorias na acessibilidade e mais espaços para networking

Ribeiro também destacou melhorias que estão sendo implementadas para a próxima edição, principalmente nas questões de acessibilidade, mobilidade e ampliação de ferramentas e espaços para networking.

Uma das principais mudanças na estrutura será o local de entrada do evento, que agora será localizado no último pavilhão, permitindo mais portas de armazéns abertas para garantir mais pontos de conexão entre um lado e o outro do cais. A estrutura acústica será qualificada, assim como o espaço para assentos nos pavilhões. Também haverá maior oferta de banheiros e pontos de alimentação.

Também estiveram presentes no evento de lançamento o prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, o procurador-geral do Estado, Eduardo Cunha da Costa, secretários de Estado e deputados estaduais, entre outras autoridades, patrocinadores e empresários do setor de inovação.

Ingressos

Já está aberta a venda dos ingressos para o South Summit Brazil 2023. O primeiro lote ficará disponível no site do evento até 30 de novembro deste ano, com valores a partir de R$ 499, que variam de acordo com a categoria escolhida - Attendee Business ou Executive.

Sobre o South Summit

Com 10 anos de trajetória, o South Summit surgiu em Madri e se tornou um evento líder no ecossistema de inovação e empreendedorismo, sendo uma das principais conferências do Sul da Europa e reconhecido amplamente como uma plataforma global para inovação e conexões de alto valor. Em maio deste ano, o evento ocorreu fora da Europa pela primeira vez, com a edição realizada em Porto Alegre.

Texto: Thamíris Mondin
Edição: Secom

Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão