Escola do Caff festeja Dia das Mães com arte e confraternização
Publicação:

A manhã era de frio e chuva, mas o clima dentro da Escola de Educação Infantil do Caff foi o oposto nesta sexta-feira. No quinto dia de variadas atividades para comemorar a Semana das Mães, elas foram recebidas por professoras e alunos para uma confraternização que incluiu café da manhã, exposição de arte, música, dança e até massagem. Todo o trabalho foi planejado e realizado pela equipe diretiva e professores, e o efeito era evidente nas reações das homenageadas, assim como dos pequenos: muitos sorrisos e entusiasmo ao participarem da programação.
Grupos de mães se revezavam para que o espaço fosse suficiente para todas: algumas compartilhavam o café da manhã com a criançada, enquanto outras se encantavam com a exposição de artes dos filhos ou participavam das atividades com música. Ao receber cada grupo, a diretora da escola, Patrícia Chedid Telles, dava as boas vindas e anunciava a apresentação de dança do ventre, protagonizada por Snel, mãe de um dos alunos. Patrícia lembrava a todas que não deveriam esquecer o lado sensual: “A gente, além de ser mãe, é mulher, precisa e gosta de se divertir. Temos de ser mulheres realizadas para sermos boas mães”, acrescentava. Em seguida, era a vez de dançarem, cantarem e pularem com as crianças, em uma “Oficina de Matroginástica” ministrada pela professora de dança da escolinha, Maíra Goyer. Para complementar, massagens nas costas, feitas pelos próprios filhos, com bolinhas de plástico e ao som de música suave. O contentamento geral era visível.
Espalhados pelos corredores, os desenhos e colagens realizados pelas crianças a partir do livro Se as coisas fossem mães, de Sylvia Orthof, atraíam as atenções entre um café, um pão de queijo, um docinho ou uma sessão de dança. “É o momento em que elas podem explorar esse vínculo com os filhos, pois, na correria do dia a dia, às vezes não há tempo”, resumiu a coordenadora pedagógica Carolina Contreiras Rodrigues. Outro ponto importante destacado por Carolina e que faz parte do projeto pedagógico, é o contato das mães com a escola, desfrutado por mães e alunos. Cada uma também fez a sua parte, levando um prato de doce ou salgado para as mesas coletivas, enquanto café e suco foram oferecidos pela escolinha. A alegria foi contribuição espontânea de todos.