Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Planejamento, Governança e Gestão

Início do conteúdo

Estado decreta desapropriação do prédio Saraí, no centro de Porto Alegre

Publicação:

20140704114050sarai.jpg
Documento, assinado ontem pelo governador Tarso Genro, insere o imóvel nas políticas de habitação social do Estado - Foto: Secretaria da Saúde

Foi publicado nesta sexta-feira, 4, no Diário Oficial do Estado do Rio Grande do Sul, o decreto 51.613, que declara o imóvel Saraí – entre a rua Caldas Junior e a Avenida Maurá – como bem de interesse social para fins de desapropriação. O documento, assinado ontem pelo governador Tarso Genro, insere o imóvel nas políticas de habitação social do Estado.

O prédio, construído há décadas com recursos do Banco Nacional de Habitação, era originalmente destinado à moradia social, onde abrigaria entre 40 e 50 famílias. Mas, repassado à Caixa Econômica Federal, operou como prédio comercial até ser esvaziado, há mais de 20 anos. O imóvel passou por quatro ocupações nos anos 2000 e, hoje, serve de abrigo para famílias do Movimento Nacional de Luta pela Moradia. Em 2006, chegou a ser utilizado pelo crime organizado para cavar um túnel na tentativa de assaltar o Banrisul.

Desde maio, uma mobilização organizada em torno da hashtag OcupaSaraiEuApoio tomou conta das redes do Gabinete Digital e centenas de cartazes foram distribuídos em toda a cidade, divulgando a causa e exigindo que o imóvel fosse destinado a cumprir sua função social.

O decreto está na página 12 do Diário Oficial do dia. Acesse aqui: http://www.corag.rs.gov.br/doedia

Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão