Estado destina área para novo Centro de Treinamento Colorado
Publicação:
O Governador do Estado em exercício, desembargador José Aquino Flôres de Camargo, assinou nesta sexta-feira (3) o termo de permissão de uso de imóvel localizado em Guaíba para o Sport Club Internacional. A área, de cerca de 88,7 hectares, terá como objeto de uso a construção de um Centro de Treinamento, além de ações e investimentos em atividades esportivas, culturais, sociais e de lazer, localizado na entrada de Guaíba pela Estrada do Conde. O secretário da Administração e dos Recursos Humanos, Alessandro Barcellos, que assinou conjuntamente o termo, destacou a importância deste ato. “É uma região importante. Posso dizer, como Colorado e como homem público, que foi muito gratificante trabalhar neste projeto”, enfatizou Barcellos.
Assinado também pelo presidente do Colorado, Giovanni Luigi Calvario, no Palácio Piratini, o termo permite que o clube utilize a área com prazo indeterminado de uso, podendo o Estado interrompê-lo qualquer momento caso a finalidade do uso da área não seja respeitado. “Não tenho dúvidas que este é um grande momento para todos que gostam de futebol, e principalmente para os colorados. É uma homenagem até mesmo às dificuldades enfrentadas por essa direção nos últimos anos, com a reforma do Estádio Beira Rio”, lembrou José Aquino. A permissão tem caráter oneroso, de R$ 35,6 mil mensais.
Conforme o Internacional o projeto deverá tomar forma em no máximo seis meses. Na metade de 2015 as obras devem ter início. O prazo para a inauguração é de dois anos a partir da assinatura do contrato. A principal vantagem para o Internacional será a criação de um Centro de Treinamento, que contemplará também um alojamento para as categorias de base e para os seus projetos sociais. Além disso, existe a possibilidade da instalação de um hotel.
Outra facilidade de sua localização é a chegada ao local via Lago Guaíba, com o uso de um Catamarã, com a travessia levando pouco mais de cinco minutos, pois o estádio Beira Rio fica exatamente em frente à área. “Além da formação de jogadores, o que é importante para o Inter, teremos diversas atividades sociais, educacionais e de saúde junto a comunidade de Guaíba. O projeto então é bom para o clube e para a sociedade gaúcha. Estamos muito felizes em chegarmos a um acordo”, comemorou Luigi.
Para o prefeito de Guaíba, Henrique Tavares, esta foi uma luta de muitos anos, tanto para dar um destino para o terreno como para que todos os trâmites fossem resolvidos e o contrato assinado. “Desde a gestão passada, o Inter mostrou interesse neste local. Finalmente conseguimos a integração dos interesses, e estamos todos muitos felizes”, festeja Tavares.
Projeto
A secretária de coordenação e assessoramento superior, Mari Perusso, falou do compromisso do Governo do Estado com os clubes esportivos gaúchos, que envolvem e representam a maioria dos gaúchos. “Recebemos a incumbência de atuar de forma igual com as demandas dos dois clubes, tanto para o Centro de Treinamento do Grêmio e do Internacional. O centro de governo se envolveu para ajustar essas questões. O que impera nas nossas ações é o dialogo, para que as melhores soluções sejam encontradas”, lembrou Mari.
A mudança do destino da área, que inicialmente seria destinada para instalação de indústrias, também foram ressaltadas pelo secretário da Administração e Recursos Humanos, Alessandro Barcellos. “Primeiro tivemos como ação a desafetação daquela área. Posteriormente fizemos um esforço conjunto para que viabilizássemos a permissão de uso”, comenta Barcellos.
Também participaram da solenidade os secretários de Comunicação, Marcelo Nepomuceno, do Gabinete dos Prefeitos e Relações Federativas, Jorge Branco, o chefe da casa civil, Flávio Hellmann, o secretário-adjunto da Sarh, Luiz Antonio Philomena, o diretor de Patrimônio da Sarh, Raul Tavares, e o vice-presidente do Sport Clube Internacional, Marcelo Medeiros.