Estado terá Centro Administrativo em Alegrete
Publicação:
O município de Alegrete terá um Centro Administrativo do Estado, e a população local irá escolher o nome do espaço. A consulta pública ocorrerá no dia 5 de dezembro, das 9h às 17h. Ao todo serão quatro urnas espalhadas pela cidade (confira abaixo os locais de votação). O Centro Administrativo deve ser inaugurado ainda neste ano, já que as obras estão em fase final.
Foram sugeridos dois nomes para que os moradores de Alegrete escolham como o Centro Administrativo será chamado. O do professor e militante político Renato Mendes foi indicado pelo 19º Núcleo do Cpers/Sindicato, Sindicato dos Bancários, Sindicato da Alimentação, União das Associações de Moradores de Alegrete (Uaba) e pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Já a indicação do nome do ex-prefeito Arnaldo Paz partiu da Prefeitura Municipal de Alegrete.
O prédio do Centro Administrativo está localizado na Praça Getúlio Vargas, n° 181. No local, com 1366m², funcionava o antigo Fórum, que foi reformado para abrigar diversos órgãos da Administração Estadual e municipal. A medida integra o Programa de Gestão do Patrimônio do Estado (Otimizar), criado pela Secretaria da Administração e Recursos Humanos (Sarh) para promover o uso racional dos imóveis públicos e gerar economia aos cofres públicos. O município de Agudo já possui um Centro Administrativo, inaugurado em maio e que concentra órgãos públicos estaduais e municipais.
Conforme o titular da Sarh, Alessandro Barcellos, o estabelecimento de um Centro Administrativo do Estado em Alegrete contribui para a racionalização do uso do patrimônio público. "A concentração de diversos órgãos públicos em um único local facilita ao cidadão o acesso ao serviço público ao mesmo tempo que reduz o gasto com locação. Portanto, é uma maneira de gerenciar melhor o patrimônio do Estado, transformá-lo em instrumento de economia e qualificar o atendimento à população", afirmou Barcellos.
Serviços
Os órgãos que irão operar no Centro Administrativo de Alegrete são:
- Instituto Geral de Perícias (IGP)
- Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SEMA) e Fundação Estadual de Proteção Ambiental (FEPAM)
- Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS/Sine)
- Órgão administrativos da Prefeitura Municipal de Alegrete
- Instituto de Previdência do Estado do Rio Grande do Sul (Ipergs)
- Secretaria do Planejamento, Gestão e Participação Cidadã (Seplag)
- Secretaria da Administração e dos Recursos Humanos (Sarh)
Consulta Pública Alegrete
Dia 05 de Dezembro
Horário: Das 9h às 17h
Locais de Votação:
- Escola Estadual Lauro Dornelles - Av. Tiaraju, 809
- Escola Estadual Emilio Zuñeda - Rua Barros Cassal, 2255
- Calçadão de Alegrete - Ao Lado da Agência do Banrisul
- Urna Itinerante - Circulará em locais solicitados por entidades
Nomes indicados:
Renato Mendes
Natural de Alegrete, Renato Mendes Jaques foi professor, líder da classe e militante político. Foi vice-diretor da Escola de Educação Básica Dr. Lauro Dornelles, na gestão 2002/2006, foi diretor do 19º Núcleo do Ceprs/Sindicato de Alegrete, de 1996 a 1999, e diretor geral, de 1999 a 2022 e de 2005 a 2008. Integou o Conselho de Educação e o Movimento Negro, lutando contra o preconceito. Faleceu em 27 de maio de 2008, aos 49 anos de idade, quando teve um ataque fulminante.
Arnaldo da Costa Paz
Foi empresário, agricultor, vereador, vice-prefeito e prefeito de Alegrete. Seu governo focou na melhoria das estradas para escoamento da produção agrícola e na valorização dos servidores municipais. Ele realizou o primeiro concurso público para contratação de servidores. Foi sócio fundador do Sicredi e diretor financeiro do mesmo banco; diretor Financeiro e Conselheiro da Cooperativa Agroindustrial de Alegrete; diretor Comercial da Cooperativa Rural Alegretense; diretor Secretário do Sindicato Rural de Alegrete e presidente do Lions Clube de Alegrete. Faleceu em 2006.