Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Planejamento, Governança e Gestão

Início do conteúdo

Estudo sobre Máquinas e Equipamentos do DEE é apresentado para diretoria da Abimaq

Publicação:

WhatsApp Image 2020 11 27 at 08 49 09

Uma apresentação focada no setor de Máquinas e Equipamentos, decorrente do estudo "Radiografia da Indústria High-Tech do RS", elaborado pelo Departamento de Economia e Estatística, vinculado à Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (DEE/SPGG), foi realizada na tarde desta quinta-feira (26/11) pelo autor da material, o analista pesquisador do DEE Rodrigo Morem da Costa, para a diretoria da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos da regional Rio Grande do Sul (Abimaq-RS).

O convite para o encontro, realizado de forma virtual, ocorreu após a apresentação pública do estudo, realizada no dia 9 de outubro. No encontro, o pesquisador do DEE detalhou dados relativos ao setor de máquinas e equipamentos, falando sobre a importância do segmento no Rio Grande do Sul, a evolução da indústria de transformação agregada e considerações sobre o desempenho deste segmento.

O encontro contou com a participação do vice-presidente da Abimaq-RS, Hernane Cauduro, e também do economista chefe da Unidade de Estudos Econômicos da Fiergs, André Nunes de Nunes.

Sobre o estudo

Assim como se verifica no Brasil, os setores high-tech da indústria de transformação do Rio Grande do Sul – que têm maior intensidade de esforço tecnológico, melhores níveis de produtividade e média salarial mais elevada – tiveram redução de participação na economia.

Respondendo por 22% dos empregos das empresas de manufatura, a indústria high-tech tem importante influência nos ganhos de produtividade e no crescimento econômico do RS. De forma semelhante, a desindustrialização vivida nos últimos anos também impacta as receitas estaduais. Em 2014, a indústria de transformação respondeu por 14,6% do PIB e por 45% da arrecadação de impostos. Em 2017, a participação da manufatura no PIB gaúcho caiu para 13,9%.


- Clique aqui e acesse a apresentação feita para a Abimaq

Texto: Vagner Benites Ascom/SPGG

Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão