Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Planejamento, Governança e Gestão

Início do conteúdo

Fórum de RHs chega à 10ª edição

Publicação:

O encontro virtual marcou ainda a primeira participação do novo secretário de Planejamento, Claudio Gastal
O encontro virtual marcou ainda a primeira participação do novo secretário de Planejamento, Claudio Gastal - Foto: Vagner Benites/Ascom Seplag
Por Vagner Benites Ascom/Seplag

Encontro criado para padronizar procedimentos internos dos setores de Recursos Humanos, o Fórum de RHs do RS chegou à sua 10ª edição nesta terça-feira (23/06), como espaço consolidado de troca de informações e experiências entre servidores do governo estadual. Questões sobre Teletrabalho, Distanciamento Controlado, além de orientações sobre procedimentos internos e o modelo de Gestão de Pessoas da Procuradoria-Geral do Estado (PGE) estiveram entre os temas trabalhados. O encontro, realizado de forma virtual, marcou ainda a primeira participação do novo secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag), Claudio Gastal.

O Fórum, realizado pelo Departamento de Recursos Humanos (Dearh) e pela Escola de Governo (EGov), ambos vinculadas à Seplag, reuniu cerca de 170 participantes ao longo da tarde.

"Uma das grandes questões neste um ano e meio de governo foi a retomada da pauta da gestão de pessoas, que é muito mais do que um departamento de pessoal, protocolos e vistorias. Gestão de pessoas é ver o servidor na sua integralidade, nas suas necessidade de capacitação, estímulo e desenvolvimento. Essa é uma pauta prioritária para retomar a autoestima das pessoas que trabalham no setor público", afirmou Gastal.

Décima edição

Orientações sobre as atividades presenciais de servidores e estagiários, Teletrabalho e Distanciamento Controlado abriram o encontro na fala da diretora do Dearh/Seplag, Andrea Pasquini, seguida do também servidor do Dearh Diônifer Silveira, que abordou a Rede de Gestão Estratégica de Pessoas. Instruções sobre os servidores celetistas dos Quadros Especiais foram o tema da fala dos servidores Jéssica Gertz e Leonardo Justino, ambos do Dearh.

O serviço Acolhimento Virtual e orientações médicas desenvolvido pelo Departamento de Perícia Médica e Saúde do Trabalhador (Dmest/Seplag) desde o início da pandemia do coronavírus foi apresentado no fórum pela servidora Eliane Carvalho. Pelo Dmest também foram abordadas orientações relativa a acidentes de trabalho e ressarcimentos pela servidora Angélica Bonatto.

A experiência de Gestão de Pessoas na PGE-RS foi trazida pelo psicólogo da instituição e coordenador do programa de Qualidade de Vida, Marcelo Verdi. Para finalizar, Andréa e Justino trouxeram informações e orientações sobre a Lei Complementar 173/2020 e o Parecer 18.283/20 da PGE, que tratam sobre gastos de pessoal no âmbito do governo do Estado.

"A 10ª edição do Fórum representa a consolidação do modelo virtual que propiciou agregar líderes de todo o Estado. Conversou-se acerca da importância do estabelecimento da rede de gestão estratégica de pessoas com o intuito de buscar soluções e melhorias em conjunto. O primeiro Grupo de Trabalho oriundo do Fórum será formado ainda em junho, visando analisar normativas relativas ao teletrabalho no âmbito do RS. É maravilhoso construirmos em conjunto para agregar mais valor a todos e trazer pertencimento", destacou Andrea Pasquini.

O encontro contou ainda com a participação da subsecretária de Gestão de Pessoas da Seplag, Iracema Keila Castelo Branco.

Fórum de RHs

O encontro de junho marcou a 10ª edição do Fórum de RHs do Estado do Rio Grande do Sul. Iniciado em julho de 2019 e realizado uma vez ao mês, o Fórum é uma iniciativa da Seplag e busca padronizar os procedimentos internos entre todos os setores de RHs do governo.

Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão