Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Planejamento, Governança e Gestão

Início do conteúdo

Governador recebe o sociólogo espanhol Manuel Castells

Publicação:

20130610135603201306101139342965cb100613.jpg
Governador Tarso Genro recebe o Sociólogo Manoel Castells no Palácio Piratini - Foto: Caroline Bicocchi

O governador Tarso Genro recebeu nesta segunda-feira (10), no Palácio Piratini, o sociólogo espanhol Manuel Castells. O encontro serviu para apresentar o processo de participação popular e cidadã instalada no Rio Grande do Sul, e a articulação entre democracia, participação e o uso da internet livre. O sociólogo é Doutor em Sociologia e Ciências Humanas pela Universidade de Sorbonne (Paris), e foi ativista contra a ditadura de Franco, na Espanha.

Tarso apresentou o sistema de participação utilizado no Estado a partir da experiência da Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR), a primeira empresa pública do Brasil controlada pela população destinatária dos serviços. O governador falou ainda sobre a incorporação do Governo ao Sistema de Participação Popular e Cidadã, o Gabinete Digital e o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social do Estado (CDES), o qual tem 70% dos projetos apresentados pelos conselheiros são transformados em políticas públicas.

O sociólogo disse que a inclusão digital é fundamental para a conexão entre a sociedade e as instituições. "É preciso existir articulação entre democracia, participação e internet livre de qualidade", afirmou. Conforme o teórico - um dos mais influentes no campo da comunicação - com o desenvolvimento das redes surgiram condições para uma sociedade extremamente conectada.

O secretário Geral de Governo, Vinicius Wu, disse que o sociólogo é uma referência e, sem dúvida, suas reflexões estão na base de toda estrutura do sistema de participação popular e cidadã. "Castells é um dos pensadores europeus que reconheceram, valorizaram e fizeram com que o orçamento participativo contribuísse para que este modelo se tornasse uma referência internacional. Suas reflexões nos servem de inspiração, e nos leva a organizar a dinâmica de participação cidadã que temos realizado desde o inicio do nosso Governo", declarou. E afirmou, ainda, que este momento serve inclusive para realizar uma avaliação sobre a pertinência e a validade das experiências desenvolvidas no Estado.

Participaram do encontro os secretários de Ciência, Inovação e Desenvolvimento, Cleber Prodanov; Geral de Governo, Vinicius Wu; Assessoria Superior, João Victor; e de Inclusão Digital, Vera Spolidoro.

Palestra
O professor espanhol é um dos conferencistas do programa Fronteiras do Pensamento, projeto cultural que aposta na liberdade de expressão intelectual e na educação de qualidade como ferramenta de desenvolvimento. Sua palestra acontece nesta segunda-feira (10), às 19h30, no Salão de Atos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), em Porto Alegre.

Texto: Daiane Roldão
Foto: Caroline Bicocchi
Edição: Redação Secom (51) 3210.4305

Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão