Governo americano avança na política de dados aberto
Publicação:
10 de Maio de 2013
A Casa Branca deu novo passo para fazer com que as informações geradas pelo governo americano se tornem mais abertas e acessíveis ao público, incentivando o empreendedorismo e o crescimento econômico ao mesmo tempo em que amplia a transparência e a eficiência do governo. O governo dos Estados Unidos anunciou, nesta terça-feira (9), que todos os novos dados gerados por ele serão disponibilizados em formatos abertos, por meio de uma Ordem Executiva assinada pelo presidente e uma Política de Dados Abertos. Segundo o site da Casa Branca, “informação é um valioso bem nacional cujo valor é multiplicado quando tornada acessível ao público” (em tradução livre).
A decisão fará com que informações antes inacessíveis ou de difícil manuseio sejam disponibilizadas com facilidade para que empresários, pesquisadores, jornalistas e outros interessados possam usar os arquivos para gerar novos produtos e serviços. A Ordem Executiva definiu que os dados devem ser disponibilizados em formatos abertos e legíveis por máquinas, com o cuidado de preservar a privacidade, a confidencialidade e a segurança. Os dados do governo dos EUA deverão tratar de energia, educação, segurança pública, finanças e desenvolvimento global e saúde.
A liberação de informações do governo já beneficiou de forma substancial a economia americana, segundo a Casa Branca, em áreas como clima, saúde ou no desenvolvimento de aplicativos de geolocalização e na navegação aérea, quando liberou o Sistema de Posicionamento Global (GPS) para a sociedade civil.
Junto com a ordem executiva e a Política de Dados Abertos, a administração anunciou ações complementares. Entre elas, um novo Data.gov, o site de dados abertos do governo americano, com novos serviços e melhorias e acesso à interface de programação (API) a programadores. Novas ferramentas de código aberto tornar-se-ão mais abertas e acessíveis no Github, um site que permite à comunidade de desenvolvedores encontrar soluções colaborativamente.
Veja mais informações na página da Casa Branca (em inglês).