Governo apresenta em evento usos do BIM na administração pública
Modelo digital do Caff foi destaque entre os assuntos apresentados pela SPGG no encontro
Publicação:

Com o objetivo de discutir as vantagens da Modelagem da Informação da Construção (BIM) e apresentar seu uso na administração pública, o evento “BIM na Prática” reuniu cerca de cem servidores de diversos órgãos estaduais no auditório do Centro Administrativo Fernando Ferrari (CAFF), em Porto Alegre, nesta quinta-feira (03). A iniciativa foi organizada pelo Laboratório de Estudos de Tecnologias BIM (LaBIM-RS), vinculado à Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), e contou com o apoio da Sociedade de Engenheiros e Arquitetos da Secretaria de Obras Públicas (SEASOP) e da Autodesk/Grapho.
O tema da abertura do evento foi a Estratégia BIMGov-RS, apresentado pelo arquiteto Fernando Fert, coordenador do LaBIM-RS. A estratégia busca fomentar a implantação de novas ferramentas digitais e metodologias para a elaboração de projetos, orçamentos e fiscalização das obras públicas estaduais. Além disso, volta-se para a inovação tecnológica, a modernização de processos e a otimização de recursos. No RS, a implementação da Estratégia BIMGov está sob a responsabilidade da Subsecretaria de Governança e Estratégia de TIC e Digital (STI), da SPGG.
“O avanço da tecnologia possibilitou a captura da realidade para a criação de modelos que ajudam no gerenciamento da construção", contextualizou Fert. Sobre o LaBIM, explicou que as secretarias do Estado usam o local para desenvolver projetos-pilotos com a metodologia, como a reforma do Colégio Protásio Alves, na Capital, gerenciado pela Secretaria de Obras Públicas (SOP). “O laboratório também oferece capacitações para os técnicos estaduais”, disse.
O engenheiro Rodrigues Lopes, da RBIM Consultoria, é professor das capacitações do LaBIM e comandou a palestra “Produção de gêmeos digitais com scanner a laser”. Em sua fala, mostrou exemplos em que os gêmeos digitais, por meio de sensores, conseguem produzir informações sobre diferentes fatores ambientes, como temperatura e umidade. Os dados podem ser usados em diferentes cenários, evitando prejuízos e otimizando a energia, por exemplo.
O tema seguiu com a apresentação “Gêmeos digitais nas soluções Autodesk”, do engenheiro Mateus Ribeiro, da Autodesk/Grapho. A palestra salientou a alta taxa de precisão do BIM, de 97%. “O modelo fidedigno do que vai ser construído diminui a quantidade de aditivos e de retrabalho. O BIM trabalha com a manutenção preditiva, evitando custos”, afirmou. Ribeiro também chamou atenção para o crescente uso da inteligência artificial aliado aos projetos em BIM.
CAFF
O modelo digital do CAFF, concluído em fevereiro, foi destaque na palestra da arquiteta Mirelly Mendes, gerente LaBIM-RS. O projeto multidisciplinar teve início em maio de 2023, com o escaneamento da fachada do prédio, e servirá como base para a realização de reformas estruturais mais precisas. O projeto do modelo digital contou com a participação de servidores das secretarias de Obras Públicas, Habitação e Regularização Fundiária (Sehab), de Sistemas Penal e Socioeducativos (SSPS) e da Fundação de Proteção Especial do Rio Grande do Sul, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes).
Encerrando o evento, a arquiteta Natalia Diehl apresentou o tema de sua dissertação de mestrado: “Do processo de criação de gêmeo digital Aplicado ao Centro Administrativo Fernando Ferrari”. A estudante da UFRGS investigou como o processo de criação de um gêmeo digital contribui para as atividades internas de operação e manutenção do CAFF.
LaBIM
Inaugurado no início de julho de 2023, o Laboratório de Estudos de Tecnologias BIM (LaBIM) está instalado no 3º andar do Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff). Desde a abertura, técnicos de diversas secretarias passaram pelo local, criado para impulsionar a adoção da metodologia BIM no âmbito da administração pública estadual.
Texto: Karine Paixão, Ascom/SPGG