Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Planejamento, Governança e Gestão

Início do conteúdo

Governo padroniza ferramenta de videoconferência para qualificar comunicação

Publicação:

.
.

O governo do Estado está concretizando mais uma iniciativa para conectar em tempo real gestores públicos e suas equipes: o Projeto Telepresença. O objetivo é facilitar a comunicação em todos os níveis, do operacional ao estratégico, para seguir entregando serviços de qualidade à população gaúcha. A nova funcionalidade foi apresentada nesta quinta-feira (19/11), em encontro virtual com os secretários de Estado.

Com a implantação do projeto, que é de responsabilidade da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), todas as pastas terão à disposição software e dispositivos padronizados para reuniões virtuais. O que garantirá facilidade de acesso, qualidade de som e imagem, ferramentas de gerenciamento de reuniões, experiência de contato remoto para facilitar a interação, compartilhamento e edição de documentos, entre outros, contando com padrões de alta segurança de dados.

O novo serviço também reduzirá custos com deslocamentos (viagens, transporte, diárias) e com a realização de eventos presenciais (reuniões, seminários, capacitações), otimizando recursos, tempo e criando um canal seguro para comunicação interna e externa.

Para isso, foram prospectadas as melhores alternativas de mercado, sendo a solução da Webex, empresa Cisco, a que melhor se enquadrou às necessidades da gestão. Inicialmente, foram contratadas 800 licenças e 45 equipamentos, que serão distribuídos entre as pastas do Executivo. Nos próximos dias, as equipes de TI de cada secretaria receberão treinamento, e as instalações devem ser concluídas na primeira quinzena de dezembro. O período do contrato será de 24 meses, podendo ser prorrogado pelo mesmo período.

Para o titular da SPGG, Claudio Gastal, o Projeto de Telepresença é mais um passo do governo para melhorar a comunicação interna e os serviços prestados à população. “A economia e a facilidade que as reuniões virtuais trouxeram permanecerão após o período de pandemia. Nós, como governo, precisamos contar com um sistema seguro, padronizado e de qualidade para seguirmos entregando os melhores resultados, seja para o público interno, seja para os cidadãos”, afirma.

Cada gabinete contará com um dispositivo de videoconferência para comunicação pessoal do seu secretário. O projeto também contempla a criação de salas multimídia para reuniões telepresenciais no Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff), conectando servidores independentemente de sua localização geográfica.

Texto: Lucas Barroso/Ascom SPGG
Edição: Secom

Comentários

Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão