Grupo de Trabalho avalia simulado de evacuação do Caff
Publicação:
Para avaliar a grande operação realizada na tarde desta quarta-feira (14), no Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff), durante o Simulado de Evacuação dos 21 andares do edifício, o Grupo de Trabalho de Prevenção a Incêndios da Secretaria da Administração e dos Recursos Humanos (Sarh) reuniu-se, na manhã desta quinta-feira (15), com os 90 brigadistas que atuaram no exercício. Juntos, elencaram os pontos positivos e negativos da ação (o Caff foi totalmente esvaziado em cerca de 26 minutos).
Além de ouvir os participantes, o grupo de trabalho distribuiu um questionário para o detalhamento do evento. Os líderes e cerra-filas devem responder questões como o tempo de saída, quantas pessoas foram levadas e situações que ocorreram durante a descida, como a obstrução do caminho da rota de saída, ocorrências reais, entre outras informações, que vão permitir a análise aprofundada do simulado.
Responsável por coordenar o exercício, o Coronel Roget da Rosa, integrante do Grupo de Trabalho, considerou o resultado positivo, mesmo que muitos servidores não tenham participado. "Embora tenha ocorrido uma evasão grande dos colegas, tivemos resultados positivos na concepção das filas e na chegada ao ponto de encontro. O importante para nós não é o quantitativo, mas que conseguimos cumprir os processos que havíamos planejado", disse.
O Simulado não encerrou a participação do Grupo de Trabalho e dos brigadistas. Já estão previstas reuniões mensais para dar continuidade às atividades, que objetivam gerar uma cultura de prevenção entre os servidores do Caff. As ações estão sendo realizadas no âmbito do Plano de Prevenção e Combate à Incêndio (PPCI). Como muitos integrantes da Brigada de Incêndio não participaram da evacuação, a ideia agora é envolvê-los nas próximas reuniões e estender o conhecimento prático.
Foram formados 150 servidores, inicialmente. Todo o grupo terá treinamento contínuo. "Faremos exercícios práticos com mangueiras, extintores e outras ferramentas. Vamos aprofundar o conhecimento já adquirido e desenvolver as capacidades individuais dos brigadistas", garantiu Roget. Com o resultado das planilhas preenchidas no dia do exercício, dos questionários e da ata da reunião da avaliação, será gerado um relatório que servirá como objeto de estudo da equipe.
Mídias relacionadas: Simulação do Caff - TV Piratini