Iniciativas do governo estadual para fortalecer o empreendedorismo feminino são tema de painel no South Summit Brazil 2025
Os programas Mulher Empreendedora – Chefe de Família e Avança Mulher Empreendedora estiveram no centro das discussões
Publicação:

Os programas Mulher Empreendedora – Chefe de Família e Avança Mulher Empreendedora foram destaques de painel realizado nesta quinta-feira (10/4) no South Summit Brazil 2025, evento de inovação correalizado pelo governo do Estado no Cais Mauá, em Porto Alegre. O encontro foi mediado pela secretária de Planejamento, Governança e Gestão, Danielle Calazans, e contou com a presença do titular da Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH), Fabricio Peruchin, da presidente da Junta Comercial do RS (JucisRS), Lauren Momback, da assessora de empreendedorismo da Secretaria Extraordinária de Inclusão Digital e Apoio às Políticas de Equidade (Seidape), Tracy Freitas, e da deputada estadual Adriana Lara. O grupo representou as lideranças femininas do governo estadual. Atualmente, 36% das secretarias são chefiadas por mulheres, que detêm 51% do orçamento do Executivo.
Adriana, que é autora da lei que criou o Programa Mulher Empreendedora – Chefe de Família, abordou a importância da instituição do Programa Estadual de Apoio e Fomento à Mulher Empreendedora Chefe de Família, implementado pelo governador Eduardo Leite em março de 2025.
O programa busca promover a independência financeira das mulheres empreendedoras responsáveis pela família, contemplando aquelas que estão inscritas como microempreendedoras individuais, que tenham cadastro em programas de transferência de renda direta e possuam número de identificação social (NIS). As ações do programa incluem formação técnica ou capacitação profissional, além de oferta de crédito e apoio à captação de recursos.
"Precisamos muito que as mulheres se qualifiquem e entrem no mercado de trabalho. Por isso trabalhamos muito para esse projeto ser aprovado na Assembleia Legislativa por unanimidade", afirmou Adriana.
O titular da SJCDH destacou o trabalho do Departamento de Políticas da Mulher, parte da estrutura da pasta. "Trabalhamos muito na nossa secretaria a questão do combate à violência contra à mulher e entendemos que ela precisa estar aliada a uma pauta positiva. Isso é o que estamos fazendo agora com o incentivo ao empreendedorismo", ressaltou Peruchin.
Lauren falou sobre o desenvolvimento do Avança Mulher Empreendedora, programa lançado durante o South Summit 2024 e que foi regulamentado pelo governador em março de 2025. O programa é voltado para mulheres em situações diversas de vulnerabilidade, como vítimas de desastres meteorológicos ou de violência doméstica. Ele é focado na formação técnica, na capacitação profissional e no assessoramento. A ação resulta de uma parceria de entidades públicas e privadas, que têm como objetivo estimular o empreendedorismo feminino no Estado.
"Elaboramos o projeto pois reparamos que o número de mulheres que abrem empresas no Rio Grande do Sul é alto, mas percebemos que a vida útil dessas empresas era baixa. O programa busca dar o suporte necessário, em especial, para mulheres em situação de vulnerabilidade social", explicou a presidente da JucisRS.
Para concluir o painel, a representante da Seidape elencou os próximos passos do programa: "Queremos interiorizar o projeto e também aproximar de mais negócios privados, para que mais mulheres empreendedoras possam potencializar a economia do nosso Estado", concluiu Tracy.
Acompanhe ao vivo a programação completa do RS Innovation Stage no South Summit Brazil 2025:
Texto: Ascom SPGG
Edição: Rodrigo Toledo França/Secom