Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Planejamento, Governança e Gestão

Início do conteúdo

Instituto Penal de NH promove ações para preparar apenados ao retorno à sociedade

Publicação:

O Instituto Penal de Novo Hamburgo (IPNH) programou diversas ações no mês de junho visando preparar o apenado do semiaberto para que seu retorno à sociedade seja de maneira mais interativa. As atividades estão voltadas para campanhas de conscientização contra o uso de drogas, realização de debates sobre a importância da participação dos pais na educação de filhos, além de exibições de filmes com temáticas sociais.

Para esta segunda quinzena do mês, há o início do programa de adesão à prevenção do uso de drogas, parceria com o Centros de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPs AD) de Novo Hamburgo. O evento ocorre no dia 20, a partir das 10h no IPNH.


No dia 10, ocorreu a palestra "Paternidade Consciente" para apenados do regime semiaberto. Cerca de 20 detentos assistiram à palestra do presidente da ONG Brasil Sem Grades, Luiz Fernando Oderich, que aconteceu na biblioteca da casa prisional.

O apenado, J.I, 28 anos, disse que, após participar das ações antidrogas no instituto, sentiu mais força para enfrentar o vício. "Pretendo voltar para minha família limpo para não dar mais problemas a eles", prometeu.

Ações
De acordo com o diretor do IPNH, Paulo Cesar Oliveira, a ideia é estimular reflexões para que os apenados tenham atitudes mais interativas no contexto da liberdade. "Todas as demandas desenvolvidas no IPNH tem o intuito de preparar o apenado para o mercado de trabalho, promover a convivência harmônica com a família, além de abordar a prevenção à drogadição, entre outras", explica a piscóloga Kátia Biehl.

As atividades contam também com o trabalho da assistente social, Isabel Vieira Coelho, e serão realizadas quinzenalmente.

Texto: Neiva Motta
Edição: Redação Secom (51) 3210.4305

Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão