Laboratório da Telebras é inaugurado no Estado
Publicação:

Na tarde desta terça-feira (26) ocorreu a solenidade de inauguração da Telebras Tecnologia, com a participação do ministro das Comunicações, Paulo Bernardo. A unidade, resultado da parceria entre a PUCRS e a Telebras, está localizada no Parque Tecnológico da Universidade Pontifícia do Rio Grande do Sul (Tecnopuc). O governador Tarso Genro, o presidente da Telebras, Caio Bonilha, e o reitor, Joaquim Clotet, participaram do evento que ressaltou a importância da ciência e da tecnologia no desenvolvimento do Estado.
A unidade, que possui 500 m², abrigará o escritório da empresa na Região Sul e a Rede de Referência, que servirá como suporte na homologação de novos produtos. No local, também serão testados roteadores, switches, rádios, bastidores de emenda e conexão ópticos, além de outros equipamentos que medem as condições de tráfego de dados.
O presidente da Telebras, Caio Bonilha, ressaltou na cerimônia que um dos principais objetivos da parceria é disseminar a banda larga no país a um preço competitivo, como prevê o Programa Nacional de Banda Larga (PNBL). “Hoje é um dia histórico para a evolução da tecnologia nacional. Este é nosso primeiro passo e buscaremos outros parceiros”, afirmou.
De acordo com o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, a parceria com a PUCRS é fundamental para o desenvolvimento tecnológico nacional. “Temos que qualificar o tráfego das informações na internet para ampliar nosso desempenho. Para isso, é necessário investir em infraestrutura e expansão de novas vias”, disse.
Na ocasião, o governador Tarso Genro falou sobre as mudanças oriundas da globalização e sobre a forte influência da ciência e da tecnologia na sociedade moderna. “É importante lembrar que o desenvolvimento global deve estar articulado com o desenvolvimento regional. Isto é desenvolvimento”, destacou.
Tecnologia avançada
O espaço da Telebras Tecnologia foi todo construído seguindo as regras exigidas pela estatal, desde a instalação de equipamentos, cabeamento, até a refrigeração da sala da Rede de Referência – composto de 18 bastidores, onde estão instalados com as mesmas versões hoje em funcionamento na planta em operação, incluindo espaço para novos produtos, equipamentos e serviços para os testes de homologação. Há fontes, baterias e seis unidades de ar condicionado, cada um com 60 mil BTUs, que resultam em uma capacidade de 480 mil BTUs.
Programa Nacional de Banda Larga
O PNBL, desenvolvido pelo Ministério das Comunicações, tem o objetivo de fomentar e difundir o uso e o fornecimento de bens e serviços de tecnologias de informação e comunicação, de modo a massificar o acesso a serviços de conexão à internet em banda larga, acelerar o desenvolvimento social e econômico e reduzir desigualdades social e regional.