Mateando com o Governador: RS amplia intercâmbios com o Mercosul
Publicação:

A intensificação de relações do RS com os países do Mercosul foi tema do Mateando com o Governador desta semana. No programa de rádio semanal, produzido pela Secretaria de Comunicação Social do Governo do Estado (Secom), Tarso Genro destaca sua viagem ao Chile e a articulação do Estado com o Uruguai.
"Até 2010, o RS vivia muito fechado para si mesmo, não tinha voz ativa, não se relacionava com o Governo Federal. Consequentemente, ficava passivo nas negociações com o Mercosul", analisa o governador. Segundo ele, hoje o Estado está num patamar que é "ouvido em todas as mesas internacionais com o Mercosul".
Neste novo momento de intercâmbio com os países do bloco, a aproximação com o vizinho Uruguai é um dos destaques da política de relações internacionais. "Temos um conjunto de relações com o Uruguai que vai desde a influência da dinâmica nova da Metade Sul, fronteira viva de relações com o povo uruguaio, até um conjunto de programas, como o Província de São Pedro, combate à AIDS, convênio com a Universidade Tecnológica do Uruguai", ressalta Tarso. O chefe do Executivo gaúcho aponta, ainda, o plano de tratamento de esgoto Aceguá-Aceguá, como o "o primeiro plano de tratamento de esgoto binacional".
Em sua viagem ao Chile, Tarso buscou a prospecção de parcerias comerciais e investimentos no Estado. "O RS é praticamente o centro econômico, cultural, produtivo e político do Mercosul, já que estamos no meio, entre Buenos Aires e São Paulo. Já o Chile está mais voltado para o Norte, por isto esta relação é estratégica para nós", explica.
Texto: Anna Magagnin
Foto: Alina Souza/Especial Palácio Piratini
Edição Redação Secom (51) 3210.4305