Na Alemanha, secretário conhece projetos para implantação de escola Waldorf em Porto Alegre
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Os projetos desenvolvidos por alunos do curso de arquitetura da Universidade de Siegen, na Alemanha, para a proposta de construção do complexo Escola de Pedagogia Waldorf, em Porto Alegre, foram apresentados nesta sexta-feira (28) ao secretário estadual da Educação, Jose Clovis de Azevedo, que está em missão à Alemanha.
O ato foi realizado no campus da universidade. Acompanham Azevedo o assessor de Relações Internacionais do Gabinete do Governador, Espártaco Dutra, o professor Bernd Fichtner, anfitrião da comitiva brasileira em território alemão, e a educadora, pesquisadora e dirigente da Fundação Figueira, Maria Benites.
A Fundação Figueira é a responsável pelo projeto de construção do complexo educacional na capital gaúcha. De acordo com Benites, uma área de 6 mil metros quadrados, na zona sul de Porto Alegre, vai abrigar o complexo, com unidades para turmas desde a educação infantil até o ensino médio, incluindo um centro cultural e de formação de professores.
A dirigente da fundação explica que a ideia é começar pela implantação do centro cultural, para uso comunitário e pedagógico por professores e alunos. O projeto é desenvolvido na Universidade de Siegen sob a coordenação do professor Ulrich Exner. Vinte estudantes, incluindo universitários brasileiros, vindos da Univerisdade de São Paulo (USP), trabalharam nas atividades. Dos 15 projetos propostos pela turma, um será escolhido. O prazo para implantação da escola depende da obtenção de recursos e procedimentos burocráticos.
O secretário destacou que os projetos trazem para o público elementos de escolas "de sonho". Azevedo enfatizou que a Secretaria da Educação (Seduc) trabalha na recuperação física das 2.574 escolas e que as intervenções previstas no Plano de Necessidade de Obras (PNO) vão garantir ambientes do século XXI às maiores instituições de ensino da rede pública estadual. Ele também destacou que, nos primeiros anos de gestão, a Seduc investiu mais de R$ 230 milhões para recuperar escolas sucateadas. Essas intervenções tiveram caráter emergencial, devido ao estado precário em que se encontravam algumas escolas estaduais.
Pedagogia Waldorf
Em 1919, em Stuttgart, na Alemanha, Rudolf Steiner - filósofo, cientista e artista austríaco - foi convidado por Emil Molt, proprietário da fábrica de cigarros Waldorf-Astoria, para uma série de palestras voltadas aos trabalhadores. Como resultado, os operários pediram a Steiner que fundasse e dirigisse uma escola para seus filhos. Steiner concordou e hoje a instituição está presente em todo o mundo.
Uma das principais características da Pedagogia Waldorf é o seu embasamento na concepção de desenvolvimento do ser humano introduzida por Rudolf Steiner, orientada a partir dos pontos de vista antropológico, pedagógico, curricular e administrativo, fundamentados na Antroposofia.
São priorizados os aspectos físico, anímico (psico-emocional) e espiritual, de acordo com as características de cada estudante e da faixa etária, buscando-se uma perfeita integração do corpo, da alma e do espírito, ou seja, entre o pensar, o sentir e o querer. O ensino teórico é sempre acompanhado pela parte prática, com grande enfoque nas atividades corpóreas (ação), artísticas e artesanais, de acordo com a idade dos estudantes.
Texto: Patrícia Coelho
Edição: Redação Secom (51) 3210.4305