Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Planejamento, Governança e Gestão

Início do conteúdo

Nova sede do Tudo Fácil Zona Norte é inaugurada em Porto Alegre

Unidade passa a operar no terceiro andar do Bourbon Shopping Wallig

Publicação:

Espaço oferecerá cerca de 50 serviços presenciais, de segunda a sexta, das 10h às 20h, e aos sábados, das 10h às 14h
Espaço oferecerá cerca de 50 serviços presenciais, de segunda a sexta, das 10h às 20h, e aos sábados, das 10h às 14h - Foto: Nabor Goulart / Secom

Foi inaugurada oficialmente, nesta quinta-feira (27/10), a nova sede do Tudo Fácil Zona Norte em Porto Alegre. Situado no terceiro andar do Bourbon Shopping Wallig (av. Assis Brasil, 2611), o espaço oferecerá cerca de 50 serviços presenciais, entre os quais IGP, DetranRS, Dmae, FGTAS, INSS, IPE Saúde, IPE Prev. A unidade será referência para população na solicitação de serviços e substitui a antiga, situada na rua Domingos Rubbo, nas proximidades do novo endereço. A partir de sexta-feira (28/10), estará aberta ao público, com horário de funcionamento de segunda a sexta-feira, das 10h às 20h, e aos sábados, das 10h às 14h.

A mudança de endereço do Tudo Fácil Zona Norte faz parte da estratégia de levar as unidades de atendimento para centros comerciais de grande circulação. O espaço no Bourbon Shopping Wallig terá 68 funcionários terceirizados e ocupa uma área com mais de 450 metros quadrados no terceiro andar do prédio, onde foram montados 23 guichês de atendimento, além da instalação de cinco terminais para autoatendimento e de um totem, onde a população poderá acessar aos mais de 500 serviços digitais disponíveis no portal rs.gov.br.

"Serviço público existe para servir às pessoas. Essa é a razão de ser da nossa atividade como servidores. O Tudo Fácil representa isso e uma aproximação do governo com a comunidade. É assim em todas as novas unidades que estamos inaugurando, onde temos altas taxas de satisfação nos atendimentos. Outros aspectos que contribuem para a sociedade são a inclusão digital e a desburocratização que esses ambientes oferecem”, disse o governador Ranolfo Vieira Júnior, que fez a abertura oficial do local.

Espaço de mais de 450 metros quadrados foi aberto e será referência para a população na solicitação de serviços
Espaço de mais de 450 metros quadrados foi aberto e será referência para a população na solicitação de serviços - Foto: Nabor Goulart / Secom

A expectativa com a nova unidade, construída em parceria com a Airaz, administradora dos shoppings e galerias comerciais do Grupo Zaffari, é de que a média de 3,8 mil atendimentos realizados na antiga unidade salte para aproximadamente 4,5 mil atendimentos mensais. A confecção de carteiras de identidade, disponibilizada pelo IGP, e serviços do DetranRS, como a apresentação de condutor, defesa de autuação, recurso de infrações, entre outros, costumam estar entre os mais solicitados no Tudo Fácil.

Entre os serviços municipais que passarão a ser ofertados pelo DMAE na nova unidade estão a solicitação de segunda via de conta de água, alteração da data de vencimento, serviços de hidrômetro, revisão da leitura, entre outros.

"O cidadão, quando procura resolver alguma questão, quer uma solução de qualidade", disse Gastal
"O cidadão, quando procura resolver alguma questão, quer uma solução de qualidade", disse Gastal - Foto: Nabor Goulart / Secom

Coordenada no governo estadual pela Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), a implantação da nova sede da capital contou também com o apoio da Secretaria de Obras e Habitação (SOP), que desenvolveu o projeto arquitetônico e mobiliário, além do acompanhamento da obra.

"O cidadão quando procura resolver alguma questão, não quer saber se o serviço é municipal, estadual ou federal, ele quer uma solução de qualidade. A entrega deste espaço demonstra diálogo, integração e valorização do servidor", afirmou Claudio Gastal, titular da SPGG.

O secretário de Obras e Habitação, Volnei Minozzo, acrescentou que a instalação de vários serviços importantes, em um local de fácil acesso, a população gaúcha também ganha tempo.

Para Claudio Zaffari, diretor do Grupo Zaffari, a inauguração traz uma grande vantagem para a população, pois coloca à disposição do público toda a infraestrutura do shopping, como climatização, estacionamento, acesso universal, além da comodidade que o mix de operações do empreendimento. "A abertura do Tudo Fácil também é uma novidade relevante para o shopping, pois irá garantir um fluxo constante de clientes. As pessoas vão receber toda a atenção que merecem”, afirmou.

Sede tem 23 guichês de atendimento, além de cinco terminais para autoatendimento e um totem. para acessar mais de 500 serviiços
Sede tem 23 guichês de atendimento, além de cinco terminais para autoatendimento e um totem. para acessar mais de 500 serviiços - Foto: Nabor Goulart / Secom

Além da Zona Norte, Porto Alegre também conta com os serviços do Tudo Fácil na unidade da Zona Sul (Av. Wenceslau Escobar, 2666 - Tristeza)

Texto: Lucas Barroso e Vagner Benites/Ascom SPGG
Edição: Secom

Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão