Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Planejamento, Governança e Gestão

Início do conteúdo

Novos servidores são recebidos pelo vice-governador Gabriel Souza para atuarem na reconstrução do Estado

Efetivos e temporários participaram de evento de admissão nesta segunda (14)

Publicação:

Recepção oficial foi realizada na Casa da Ospa, em Porto Alegre
Recepção oficial foi realizada na Casa da Ospa, em Porto Alegre - Foto: Daniele Machado/ Ascom SPGG

O governo do Estado recebeu na manhã desta segunda-feira (14/4), novos servidores temporários e efetivos para atuarem na reconstrução do Rio Grande do Sul. Os profissionais temporários, selecionados em um processo liderado pela Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), atuarão em 58 especialidades de nível superior e na área administrativa (nível médio). A recepção oficial foi realizada em um evento de integração e ambientação na Casa da Ospa, em Porto Alegre, com as presenças do vice-governador Gabriel Souza e da secretária de Planejamento, Danielle Calazans.

Cerca de 1000 pessoas lotaram o auditório para as boas-vindas, que contou ainda com mensagem em vídeo do governador Eduardo Leite, que está em agenda oficial no Rio de Janeiro, e palestra do professor, historiador e escritor Leandro Karnal.

Profissionais temporários atuarão em 58 especialidades de nível superior e na área administrativa de nível médio
Profissionais temporários atuarão em 58 especialidades de nível superior e na área administrativa de nível médio - Foto: Daniele Machado/ Ascom SPGG

"Ser servidor público é uma missão, sendo efetivo, temporário ou eleito pelo voto. O atendimento às necessidades das pessoas deve ser a nossa principal motivação e, nesse momento de reconstrução que o Estado está vivendo, vocês chegam para fazer a diferença. Foram escolhidos não apenas pela competência técnica, mas pelo interesse pelo bem comum. Temos certeza de que vamos reconstruir o Estado com muita força e resiliência", destacou o governador Eduardo Leite.

A admissão dos novos servidores representa o compromisso da atual gestão com a superação dos efeitos dos eventos meteorológicos adversos que atingiram o território gaúcho em 2024, em alinhamento com as diretrizes estabelecidas no Plano Rio Grande. A contratação temporária, aliada à nomeação de servidores efetivos – entre Analistas de Políticas Públicas e Gestão Governamental e Analistas de Planejamento e Orçamento – integra uma política contínua de gestão e desenvolvimento de pessoas iniciada em 2019.

"Vocês estavam sendo muito aguardados por todos nós", declarou Gabriel Souza
"Vocês estavam sendo muito aguardados por todos nós", declarou Gabriel Souza - Foto: Daniele Machado/ Ascom SPGG

"Vocês estavam sendo muito aguardados por todos nós. Temos muito trabalho a fazer. Depois de maio de 2024, precisamos fazer uma revolução nos investimentos do Estado e não se executam políticas públicas sem pessoas. Temos um objetivo em comum, que é melhorar a vida da sociedade gaúcha", afirmou o vice-governador Gabriel Souza.

Processo inovador

O processo seletivo para contratação de servidores temporários, aberto pelo governo do Estado em novembro de 2024, teve interesse de 86,2 mil pessoas de todo do Brasil, mais de 56 mil inscrições homologadas e 10 mil nomes aprovados após a avaliação dos currículos. A alta procura demonstrou que a reestruturação das carreiras colocou o Rio Grande do Sul na rota dos locais desejados para se trabalhar por profissionais de diversas áreas.

"Esta contratação robusta e centralizada é inédita no Brasil, pois o natural seria que cada secretaria fizesse seu próprio processo seletivo, o que acarretaria prazos diferentes de admissão. O Plano Rio Grande, no qual vocês vão trabalhar diretamente, tem quatro pilares, entre eles reconstrução e resiliência. Um Estado forte só se constrói com pessoas e vocês fazem parte disso", ressaltou a secretária Danielle Calazans.

A recepção contou ainda com a palestra Caminhos da Reconstrução: Servir com propósito, ministrada pelo professor, historiador e escritor Leandro Karnal, em que destacou a resiliência do povo gaúcho e destacou atributos necessários para servidores na missão de reconstruir o Estado.

"Resiliência é repetir, o que vai acontecer no futuro vai depender do que você fizer daqui para frente", lembrou Karnal
"Resiliência é repetir, o que vai acontecer no futuro vai depender do que você fizer daqui para frente", lembrou Karnal - Foto: Daniele Machado/ Ascom SPGG

"O Rio Grande do Sul é um Estado que lutou e está se reerguendo, resiliente, diante de um desafio. Resiliência é repetir, o que vai acontecer no futuro vai depender do que você fizer daqui para frente. Vocês são servidores e cargo é missão, servir às pessoas", concluiu.

Texto: Vagner Benites/Ascom SPGG
Edição: Secom

Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão