Obras de revitalização do Cais Mauá deverão estar concluídas para a Copa do Mundo

20130617180017201306171533503395cb170613.jpg
Governador Tarso Genro durante ato de entrega do Cais do Porto para as obras de revitalização - Foto: Caroline Bicocchi/Palácio Piratini

O governador Tarso Genro autorizou, nesta segunda-feira (17), oficialmente, a empresa Porto Cais Mauá a iniciar as obras de revitalização do Cais do Porto da capital, incluindo o restauro dos nove armazéns e a construção de áreas culturais e de estabelecimentos comerciais e de lazer. O investimento total do projeto é de R$ 750 milhões porém a obra deverá ser entregue à população antes da Copa do Mundo de 2014. Aguardada há mais de 30 anos pelos gaúchos, o processo de revitalização deverá começar dentro de um período de seis semanas.

"Este é um momento extraordinariamente importante para o Rio Grande do Sul, porque converge numa série de fatores edificantes, como a capacidade que os agentes públicos, juntamente com a iniciativa privada, tiveram ao reorganizar o projeto anterior, e o esforço técnico, de diálogo e persuasão que permitiu esse resultado", afirmou o governador Tarso Genro.

Conforme Tarso, trata-se de um regime de colaboração entre Governo do Estado, Prefeitura, União e iniciativa privada que resulta em um acréscimo de qualidade de vida para o povo gaúcho, com atração turística e cultural extraordinária e, finalmente, um encontro livre da cidade com o Guaíba. "Ganha o Rio Grande, ganha Porto Alegre, a cidadania gaúcha e, sobretudo, o nosso país, que demonstra ter competências adequadas para fazer um trabalho como este, sempre preservando o interesse público e dos cidadãos e cidadãs", disse o governador.

"O compromisso assumido com o Governo do Estado e a Prefeitura de Porto Alegre é de que as obras estejam prontas para a Copa do Mundo", afirmou o diretor da empresa Porto Cais Mauá, André Albuquerque. "Hoje, recebemos as licenças e, de posse delas, começamos de fato as obras. Todos os armazéns serão restaurados", disse Albuquerque, ressaltando que a projeção é de que nas próximas seis semanas seja realizada a avaliação das licenças, a contratação da construtora e o início efetivo das obras.

"O dia de hoje marca a história de Porto Alegre, que sonha com a revitalização deste espaço. A população deixou de frequentar o Cais porque era uma área destinada aos serviços portuários. Em parceria com a Superintendência de Portos e Hidrovias (SPH), fomos montando espaços alternativos, como a Feira do Livro neste local, e foi permitido que o porto-alegrense voltasse a tomar gosto por esta área que é fantástica", ressaltou o prefeito de Porto Alegre, José Fortunati. "Este é um momento histórico para a capital de todos os gaúchos", disse o prefeito.

O projeto é articulado através de um contrato de arrendamento no prazo de 25 anos, renovável por mais 25 anos, dependendo do interesse público. A licitação que escolheu o vencedor está incluída dentro do Projeto Copa 2014, do Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Estarão disponíveis para a comunidade gaúcha, após o término das obras, áreas culturais, áreas destinadas a lazer e eventos, restaurantes, hotel-boutique, parque empresarial, shopping center, áreas comerciais, estacionamentos e instituição de ensino.

Texto: Daiane Roldão da Silva
Edição: Redação Secom (51) 3210.4305