Panambi é o primeiro município fora da Região Metropolitana a aderir ao Tudo Fácil Empresas

(da esquerda para direita) Andre Godoy (Sebrae-RS), Claudio Gastal, Daniel Hinnah (prefeito de Panambi) e Tomás Holmer (coordenador DescomplicaRS)
Andre Godoy (Sebrae-RS), Claudio Gastal, Daniel Hinnah (prefeito de Panambi) e Tomás Holmer (coordenador DescomplicaRS) - Foto: Divulgação Prefeitura Panambi

Panambi, na região Noroeste do Estado, será a primeira cidade fora da Região Metropolitana do RS a contar com o Tudo Fácil Empresas. O anúncio foi feito durante painel com a presença do secretário estadual de Planejamento, Governança e Gestão, Claudio Gastal, na III Jornada JucisRS de Interiorização, realizado em Panambi nesta quinta-feira (26).

No painel sobre a importância do Conselho Estadual de Desburocratização e Empreendedorismo para os Municípios, Gastal afirmou que o ingresso de Panambi na ferramenta é importante para toda a região. "Com a adesão de mais um município à plataforma seguimos na nossa jornada de colocar o Estado ao lado do cidadão e do empreendedorismo. Nosso objetivo é que o Tudo Fácil Empresas chegue até o fim do ano a 30 cidades do RS, responsáveis por mais da metade de CNPJs do Estado ", avaliou.

O painel contou com a participação do diretor-superintendente do Sebrae no Rio Grande do Sul, André Godoy, e a mediação do coordenador do DescomplicaRS, Tomás Holmer.

A plataforma Tudo Fácil Empresas permite a abertura de empresas com atividades de baixo risco em até dez minutos de forma gratuita, on-line e em um único acesso. O serviço foi lançado em Porto Alegre em dezembro de 2021. Em Novo Hamburgo, a plataforma também já é disponibilizada desde o início de maio.

"O Tudo Fácil Empresas para nossa cidade é uma revolução. Trará um ambiente mais favorável para o crescimento do número de empresas. Vai auxiliar muito no empreendedorismo da cidade e de toda a região", avalia Rafael Jacques de Oliveira, secretário de Desenvolvimento Econômico e Ambiental de Panambi e coordenador do Fórum de Secretários de Desenvolvimento Econômico do RS.

De acordo com a presidente da Junta Comercial do Estado, Lauren Momback, a adesão do TFE em Panambi "vem consolidar o projeto que visa desburocratizar a máquina pública com foco no empreendedorismo", diz.