Servidoras do Arquivo Público do RS realizam visita técnica ao Arquivo Nacional e ao Arquivo Público do Rio de Janeiro
Objetivo foi conhecer ações voltadas à gestão documental e práticas educativas
Publicação:

Entre os dias 27 e 29 de novembro, a diretora do Arquivo Público do Estado do Rio Grande do Sul (APERS), Aerta Grazzioli Moscon, e a chefe da Divisão de Preservação, Acesso e Difusão (DIPAD), Carla Vargas Segatto, realizaram visitas técnicas ao Arquivo Nacional (AN) e ao Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro (APERJ). As visitas às instituições arquivísticas foram centradas em ações voltadas à gestão documental em âmbito estadual, ao tratamento de acervos, tecnologia e sistemas atrelados às atividades técnicas, além de práticas de conservação preventiva e acondicionamento de acervos, práticas educativas oferecidas à comunidade escolar e difusão cultural.
“As visitas técnicas foram de grande valia, visto que práticas adotadas pelas instituições arquivísticas de âmbito nacional e estadual estão em consonância com as do APERS, o que oportuniza diversas ações que podem ser melhoradas, desde o acondicionamento do acervo e segurança até o atendimento ao cidadão”, declarou a diretora do APERS. “A troca de conhecimento, a criação de canais de comunicação e as vivências na área são extremamente importantes para o crescimento profissional que, sem dúvida, irão refletir nos serviços oferecidos pelo Arquivo Público”, completou.
No dia 28, Aerta e Carla conheceram as instalações e atividades do Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro, onde foram recepcionadas pelo diretor geral da instituição, Marco Aurélio Pinheiro dos Santos. Todas as divisões do APERJ foram visitadas, como as salas de higienização de documentos e de consulta.
No último dia, as servidoras do APERS retornaram ao Arquivo Nacional para dar continuidade à indução pelas áreas. Pela manhã, visitaram o Laboratório de Encadernação e Acondicionamento, o Laboratório de Conservação e Pequenos Reparos e a divisão de Gestão de Depósitos. À tarde, conheceram o Sistema de Informações do Arquivo Nacional (SIAN) e o Programa de Preservação Digital. Também foram destaque na programação as práticas de ações educativas oferecidas à comunidade escolar e o setor de pesquisa e difusão arquivística.
Texto: APERS e Ascom/SPGG