Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Planejamento, Governança e Gestão

Início do conteúdo

Servidores da primeira turma do Lidera RS se formam em Porto Alegre

Publicação:

Primeira turma recebeu os certificados na quarta-feira (11)
Primeira turma recebeu os certificados na quarta-feira (11) - Foto: Daniele Machado, Ascom/SPGG

A emoção tomou conta do auditório do Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff), em Porto Alegre, nesta quarta-feira (11/12), durante a formatura da primeira turma do Lidera RS. A iniciativa, promovida pelo governo estadual por meio da secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), tem a missão de preparar as novas lideranças do Estado. Os certificados aos 50 formandos foram entregues pela secretária da SPGG, Danielle Calazans, e pelo secretário adjunto da pasta, Bruno Silveira.

Lançado em outubro de 2023, durante a Semana do Servidor, o Lidera RS é coordenado pela Subsecretaria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (Sugep), da SPGG, que verificou a necessidade de identificar e desenvolver servidores com potencial de liderança para atuação em posições estratégicas no Estado. A iniciativa foi bem recebida pelos agentes públicos do RS e recebeu mil inscrições, sendo 414 delas dentro dos pré-requisitos estabelecidos.

“É dever do Estado incentivar e desenvolver os servidores com potencial para liderança. Pessoas qualificadas, ao ocuparem cargos estratégicos dentro da Administração Pública, estarão também preparadas para enfrentar os desafios que surgirem para a gestão do Rio Grande do Sul”, afirmou a secretária Danielle. “Ao promovermos o Lidera RS, pensamos na valorização dos servidores, no futuro do Estado e na continuidade da boa entrega de serviços públicos à população”, completou.

O orgulho de fazer parte do início da trajetória do Lidera RS foi compartilhado pela oradora da turma, Aline Iranço.

“É um privilégio fazer parte desta iniciativa visionária, que abre caminhos e estabelece bases sólidas para a construção de novas lideranças públicas. O número expressivo de interessados para apenas 50 vagas mostra o quanto este movimento era aguardado e necessário. Desde o início, fomos convidados a sair de nossa zona de conforto e cada um de nós passou por três etapas desafiadoras durante a seleção, o que já demonstrou que este seria um processo transformador”, disse. Cada formando recebeu dos secretários um bottom em formato de estrela para ser anexado ao crachá funcional e simbolizar a conquista.

A diversidade foi uma das premissas pensadas durante a seleção dos 50 participantes do Lidera RS. A primeira turma contou com servidores de 13 secretarias e de 13 municípios gaúchos, além de Brasília (DF). As secretarias da Educação (Seduc) e de Segurança Pública (SSP), as duas pastas do Estado com o maior contingente de servidores, foram representadas, respectivamente, por 24% e 18% dos selecionados. A Brigada Militar (BM), o Corpo de Bombeiros Militar (CBM), o Instituto-Geral de Perícias (IGP) e a Polícia Civil (PC) integram a SSP e contam com três servidores cada uma no Lidera RS.

Em relação à raça e gênero, 14% das vagas foram ocupadas por pessoas autodeclaradas pretas ou pardas, 4% por pessoas com deficiência e 60% por mulheres.

Formação

O Lidera RS está estruturado em quatro fases: o processo seletivo em três etapas, que considera conquistas acadêmicas, profissionais e pessoais; a formação executiva com carga horária de 132 horas; o acompanhamento com mentoria individual e coletiva; e a avaliação dos resultados obtidos e monitoramento da ascensão dos egressos.

“É muito importante avaliar a extensão do impacto causado pelo Lidera na formação dos servidores participantes. Ao desenvolver competências individuais estamos criando líderes capazes de reproduzir os ensinamentos recebidos, além de contribuir com a cultura do aprendizado dentro das instituições”, declarou o secretário Bruno.

A oferta da formação executiva é de responsabilidade da Escola de Governo (EGov), é ministrada pelo Centro de Liderança Pública (CLP). A instituição contratada atuou no 1º ciclo do LideraGov, programa de desenvolvimento de líderes da Administração Pública Federal.

Mentoria

A primeira missão recebida pelos participantes do Lidera RS foi convidar dois gestores do alto escalão da Administração Direta Estadual para participarem da seleção de mentores. Entre outros requisitos, os gestores recrutados precisavam estar a pelo menos cinco anos no exercício de liderança, sendo um deles no setor público.

O processo seletivo definiu o mentor com perfil mais adequado às necessidades e desenvolvimento do participante do Lidera, aquele capaz de desafiá-lo e de contribuir para o seu desenvolvimento. A formação de mentoria foi conduzida pela Lee Hecht Harrison (LHH), consultoria atuante em 60 países e líder global em desenvolvimento de talentos e transição de carreira.

Em abril, foi realizada a aula inaugural do Lidera RS, reunindo na sala de recitais da Ospa, na capital, os 50 alunos e seus mentores. A programação trouxe o painel “Construindo pontes – como as redes impactam a formação de lideranças públicas”, com falas do secretário-adjunto da SPGG, Bruno Silveira, da subsecretária de Sugep, Ana Dal Ben, e do diretor-presidente do CLP, Tadeu Barros.

Continuidade

O processo seletivo para a segunda turma do Lidera RS já está andamento. As inscrições foram abertas em novembro para servidores públicos da Administração Pública Direta Estadual.

O evento de lançamento apresentou o painel “Potências da liderança e atuação em rede na gestão pública”, quando participantes do Lidera relataram suas trajetórias dentro do serviço público e as potencialidades da iniciativa.

Ao todo, 400 servidores devem ser formados nas quatro turmas do Lidera RS até 2027, aperfeiçoando a liderança dentro do serviço público estadual e garantindo a continuidade da gestão de excelência.

- Saiba mais sobre o Lidera RS

- Conheça os egressos da primeira turma do Lidera RS


Texto: Karine Paixão, Ascom/SPGG

Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão