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Sistema 3As e teletrabalho são alguns dos temas abordados no 17º Fórum de Diretores Administrativos

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Fórum virtual reuniu cerca de 60 servidores na manhã desta quinta-feira (10/6)
Fórum virtual reuniu cerca de 60 servidores na manhã desta quinta-feira (10/6)

Cerca de 60 servidores de diversos órgãos e secretarias do governo estadual participaram na manhã desta quinta-feira (10/6) da 17ª edição do Fórum de Diretores Administrativos do RS, encontro mensal organizado pela Subsecretaria de Administração da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG).

Comandado pelo subsecretário de Administração da SPGG, Thiago Dapper, o encontro virtual abordou diversos assuntos, entre eles o Sistema 3As de Monitoramento e os avanços na implementação do teletrabalho no Estado para além do momento de pandemia. A diretora do Departamento de Gestão de Pessoas do Rio Grande do Sul, Andrea Pasquini, explicou que o modelo de teletrabalho se encontra atualmente em busca de uma solução tecnológica junto à Procergs, que permita seu acompanhamento.

Tendência de compartilhamento e integração foram a tônica da apresentação do Diretor do Departamento de Gestão de Serviços do CAFF, Rômulo Campos, ao apresentar o CAFF Working, espaço inaugurado em maio para fomentar a inovação e a colaboração entre os servidores estaduais. Inspirado em espaços de coworking, o CAFF Working ocupa uma área de 560 m2 no 19º andar do Centro Administrativo Fernando Ferrari, sede de diversos órgãos e secretarias do governo, com oito salas de reunião, além da Sala de Inovação e um espaço aberto com paredes nas quais se pode escrever e projetar imagens.

A nova política de transporte no RS também foi pauta do Fórum. Marcos Joaquim de Freitas e Estevão Poitine, ambos do Departamento de Transportes do Estado (DTERS), abordaram o sucesso dos primeiros dias da experiência do TaxiGov RS, serviço de compartilhamento de veículos via aplicativo. Trata-se de uma iniciativa em parceria com o governo federal, que prevê economia para os cofres públicos e agilidade nos deslocamentos dos servidores públicos estaduais.

O diretor do Departamento de Contratos Transversais, Tiago Costa do Amaral, abordou o andamento do GT de Fiscalização de Contratos, que tem por objetivo uniformizar as normas de fiscalização e penalização dos contratos do Estado. Considerando as peculiaridades e a estrutura de cada órgão, Tiago aproveitou a oportunidade para convidar todas as secretarias a participarem com sugestões, especialmente com relação à fiscalização de contratos, a fim de uniformizar o procedimento em toda a Administração Pública Estadual. Atualmente integram o Grupo de Trabalho a SPGG, a Procuradoria-Geral do Estado, a Casa Civil, a Contadoria e Auditoria-Geral do Estado do RS e a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Infraestrutura.

Finalizando o evento, Thiago Dapper apresentou a Pesquisa de Satisfação respondida pelos próprios diretores administrativos participantes mensais do Fórum, bem como as sugestões de pauta para os próximos eventos.

Fórum de DAs

Criado em setembro de 2019, o Fórum de Diretores Administrativos se consolidou como espaço para debate das iniciativas em andamento no Estado. As reuniões, realizadas de forma virtual desde o início da pandemia, ocorrem uma vez ao mês.

A próxima edição será no dia 1º de julho, às 10h.

Anelise Rublescki, Ascom/SPGG

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