SPGG promove 1º Ciclo de Acompanhamento da Execução Orçamentária

- Foto: Pablo Reis, Ascom/SPGG

Subsecretários, diretores e gestores de contrato da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG) reuniram-se, nesta segunda-feira (4/3), para o 1º Ciclo de Acompanhamento da Execução Orçamentária, referente ao exercício de 2024. O evento foi promovido no lounge da Procergs, em Porto Alegre, pela Subsecretaria de Administração (Suad), a quem compete a gestão do orçamento da SPGG.

O encontro teve como objetivo apresentar o planejamento orçamentário do ano corrente, além de rever o balanço dos valores do primeiro bimestre. “Nossa experiência com os ciclos de acompanhamento foi muito positiva no ano passado, por isso decidimos aprimorá-la e repeti-la em 2024. Chamamos todas as áreas gestoras de contrato para mostrar o panorama orçamentário da secretaria”, explicou o subsecretário adjunto da Suad, Pedro Henrique Alves de Oliveira, que comandou a reunião ao lado da diretora do Departamento de Administração e Finanças, Márcia Zamberlam, e da diretora adjunta, Claudia Melati.

- Foto: Pablo Reis, Ascom/SPGG

Entre os pontos destacados no evento estavam a importância de os setores programarem a utilização dos recursos orçamentários previstos nos projetos, considerando prazos contratuais. Ainda foi destacado que as áreas deverão acompanhar com zelo a execução orçamentária de seus projetos, informando em tempo hábil eventuais sobras orçamentárias. Também foi salientada a necessidade de pedidos de suplementação orçamentária serem solicitados com antecedência, fundamentados quantitativa e qualitativamente.

Acompanhamento Orçamentário

Os Ciclos de Acompanhamento da Execução Orçamentária serão divididos em quatro encontros trimestrais em 2024. O próximo ocorrerá em junho e abordará, especialmente, o planejamento orçamentário para 2025. Pedidos de empenho para o segundo semestre também estarão em pauta.

Texto: Ascom/SPGG