Técnicos do Senado conhecem sistemas Proa e Compras do RS
Publicação:

Os sistemas de Processos Eletrônicos no Estado do RS (PROA), Gestão de Compras do Estado (GCE) e Gestão de Contratos Públicos (GCP), implementados pelo governo gaúcho, foram apresentados à comitiva de cinco integrantes do Senado Federal, em visita realizada à Secretaria da Modernização Administrativa e dos Recursos Humanos (Smarh), na manhã desta segunda-feira (31). Os representantes dos setores de TI e Administrativo do parlamento do Distrito Federal foram recebidos pelo secretário adjunto da Pasta, Leandro Balen. O objetivo da visita foi conhecer as funcionalidades dos sistemas e as evoluções desses processos eletrônicos nos diversos órgãos estaduais. Também nesta manhã, a comitiva foi recebida pela Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), com as presenças de técnicos dos órgãos envolvidos.
O sistema de Processos Eletrônicos no Estado do RS (PROA) foi desenvolvido em parceria entre a Smarh, SPGG e Companhia de Processamento de Dados do RS (Procergs). Com a instalação do projeto em formato digital, a partir de 04 de janeiro de 2016, os novos processos administrativos do Estado passaram a ser implantados em formato eletrônico, por meio do sistema Proa.
Outro sistema eletrônico implementado pelo governo estadual e apresentado à comitiva foi o Gestão de Compras do Estado (GCE), que tem por finalidade articular de forma integrada as ações referentes à gestão de compras, visando propiciar maior agilidade e transparência na aquisição de bens, materiais, contratação de obras e serviços para a Administração Estadual. O projeto Gestão de Contratos Públicos (GCP) é um sistema eletrônico específico que funciona vinculado ao Gestão de Compras.
Integraram a comitiva do Senado Federal: o diretor executivo de Contratações, Wanderley Rabelo; o diretor da secretaria de Administração de Contratações, Rodrigo Galha; o diretor da Secretaria de Tecnologia e Informação, Alessandro Albuquerque; o coordenador-geral da Secretaria de Gestão de Informação e Documentação, Wênis Batista e a coordenadora do Arquivo, Carla Mendes.