Terreno ocupado pelo Instituto de Cardiologia é doado pelo Estado

O Governador Tarso Genro sancionou nesta segunda-feira (26) a lei que autoriza o Poder Executivo a doar área à Fundação Universitária de Cardiologia (FUC). O terreno, localizado na Av. Princesa Isabel, em Porto Alegre, sedia também o Instituto de Cardiologia.A doação, além de regularizar o uso do imóvel, possibilitará os trâmites administrativos para investimentos em infraestrutura, manutenção e ampliação da capacidade de atendimento do hospital.

Para Tarso Genro, a medida é uma conquista da Fundação e se integra às políticas de estado e tem importância estratégica para a sociedade gaúcha. “É um investimento no sistema de saúde, por meio do SUS, consciente e planejado”, afirmou. Ao agradecer o governo do Estado, o Diretor-Presidente da FUC, Ivo Nesralla, destacou a história da instituição e a conquista obtida em razão da doação do terreno. De acordo com Nesralla, a capacidade de atendimento será duplicada, superando o Encor, de São Paulo. “Esse é o nosso hospital do coração.”

Alessandro Barcellos, secretário da Administração e dos Recursos Humanos, entende que a medida está alinhada à diretriz de dar a correta destinação dos imóveis de propriedade do Estado. “Estamos gerenciando os bens de maneira que atendam às necessidades da população, dentro de projetos de políticas públicas”, ressaltou.

A assinatura ocorreu no Palácio Piratini com a presença do Secretário Chefe da Casa Civil, Carlos Pestana; da secretária da Saúde, Sandra Fagundes; do secretário da Administração e dos Recursos Humanos, Alessandro Barcellos; do Presidente da Assembleia Legislativa, Pedro Westphalen; e de diversas autoridades, entre elas o deputador federal Henrique Fontana, representando a Câmara dos Deputados. Da Fundação Universitária de Cardiologia, acompanharam o ato o Superintendente-Geral, Alberto Beltrame; o Diretor-Presidente, Ivo Nesralla; e o Presidente do Conselho Institucional, Marne de Freitas Gomes, bem como dezenas de médicos e funcionários.

Compromissos

Em contrapartida, a Fundação Universitária de Cardiologia assume diversos compromissos com o governo e com a sociedade: duplicação da capacidade de atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no prazo de cinco anos; manter em funcionamento, no imóvel, a sede da FUC, o hospital e as áreas de apoio; manter as atividades assistenciais à comunidade, ensino e pesquisa; cooperar com o Sistema Único de Saúde; e cumprir os requisitos necessários à certificação da FUC como Entidade Beneficente de Assistência Social na área da saúde. Ainda, ao final de cada ano, deverá encaminhar relatório de atendimentos efetuados pelo SUS à Secretaria de Saúde, com demonstrativo de evolução.

Histórico

Em 1967, por meio de um acordo de cooperação como Governo do Estado e Secretaria Estadual de Saúde, a FUCassumiu a gestão do Instituto de Cardiologia, masnão a propriedade do terreno e respectivasinstalações. Em 1997 e 1998, assumiu a gestão dos hospitais de Alvorada e Cachoeirinha, próprios do Estado. Em 2006 incorporou o hospital de Viamão e, três anos depois, a gestão do Instituto de Cardiologia do Distrito Federal, somando cinco hospitais que compõem uma rede assistencial.

Atualmente, o Instituto de Cardiologia é reconhecido pelo Ministério da Saúde como Centro de Referência em Cirurgia Cardiovascular. Entre os destaques da instituição estão a implantação da primeira UTI coronariana do Estado, realização da primeira cirurgia de ponte de safena, primeiro transplante cardíaco,primeira cirurgia cardíaca com uso de robótica e reconhecimento do MEC/MS como Hospital de Ensino.