Tradição e inovação fazem a diferença para as empresas gaúchas na Francal 2013
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No competitivo mercado de máquinas e equipamentos, uma marca consolidada e a busca de inovação são fundamentais para atrair compradores. Essa é a receita das nove empresas gaúchas que participam, com apoio do Governo do Estado, do estande coletivo de máquinas e equipamentos na Francal 2013. A 45ª Feira Internacional da Moda em Calçados e Acessórios encerra-se nesta sexta-feira (12), no Parque de Exposições do Anhembi, em São Paulo.
A Máquinas Klein, de Novo Hamburgo, é um exemplo. "O desempenho positivo é creditado à solidez da marca, que está há 67 anos no mercado, e à qualidade do produto", explica o diretor Rogério Andrade. Também a visibilidade em feiras contribui para esse resultado. "A feira serve para a afirmação da imagem corporativa, a prospecção de novos negócios, manutenção do espaço no mercado e para nos mantermos atualizados com as tendências", afirma Andrade.
Essa visibilidade contribuiu para o crescimento da empresa que produz balancins de corte (máquinas de corte). Os números positivos vêm desde 2009, a partir da revitalização de representantes e assistência técnica, e só não se elevam ainda mais por limitação na produção. No primeiro semestre, o faturamento aumentou cerca de 8% sobre o mesmo período de 2012, ano em que registrou alta de 5% sobre o anterior, já descontada a inflação.
Com um software vencedor na categoria Projetos de Inovação Tecnológica do Prêmio Nacional de Inovação da Confederação Nacional da Indústria (CNI), a Maquetec, de Novo Hamburgo, ampliou os contatos nesta edição da Francal. O software faz parte de uma máquina de tampografia, que faz a transferência de imagem em alta resolução para saltos, solados e palmilhas de sapatos. Segundo a diretora da Maquetec Margarida Lorscheitter, o equipamento é o único produzido no Brasil que executa a quadricomia - quatro cores de tinta que se multiplicam após a aplicação.
O projeto, que começou a ser desenvolvido em 2004, conquistou sua primeira venda em 2009. Mas o processo ainda não terminou. A empresa, há 20 anos no mercado, aguarda agora a patente requerida junto ao Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI).
Faturamento de R$ 6,6 milhões em dois dias
No segundo dia de Francal, as indústrias de calçados e artefatos do estande coletivo do Rio Grande do Sul comercializaram R$ 3.287.965,00, totalizando R$ 6.668.703,00 em dois dias de feira. Ontem, foram comercializados 76.701 itens, entre pares de calçados e acessórios, num total de 172.083 itens nesses dois dias. Os destaques foram as marcas Camilly, Giulia Domna, Tchocco e Valentina.
A Secretaria de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (SDPI) apoia a participação de 57 empresas em dois estandes coletivos: 48 marcas de calçados e artefatos e máquinas e nove de equipamentos.
A SDPI tem como parceiras o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio Grande do Sul (Sebrae), a Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos (Apex), a Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha e a Associação Brasileira das Indústrias de Máquinas e Equipamentos para os Setores do Couro, Calçados e Afins (Abrameq).
Texto e foto: Karen Viscardi
Edição: Redação Secom (51) 3210.4305