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Tudo Fácil passará a oferecer serviços da FADERS a cidadãos com deficiência e do espectro autista

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- Foto: Daniele Machado, Ascom/SPGG

Nesta quinta-feira (3/10), foi firmado o termo de cooperação entre a Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG) e a Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência e Pessoas com Altas Habilidades no Rio Grande do Sul (FADERS), com o objetivo de ampliar os serviços das Centrais de Atendimento ao Cidadão - Tudo Fácil. Assinaram o documento o secretário em exercício da SPGG, Bruno Silveira, o presidente da FADERS, Marco Antônio Lang, e o diretor do Departamento da Diversidade e Inclusão da Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH), Moisés Bauer. 

A cooperação, realizada no âmbito do Projeto de Ampliação do Tudo Fácil, permitirá a disponibilização de serviços da FADERS em todas as unidades já em funcionamento no estado.  

“Esta assinatura representa um grande avanço para a cartela de serviços oferecidos pelo Tudo Fácil, garantindo que pessoas com deficiência tenham seus direitos assegurados de forma mais ágil e acessível. A parceria com a FADERS reforça nosso compromisso com a cidadania e a inclusão", destacou o secretário Bruno Silveira.  

Os serviços ofertados aos cidadãos serão a solicitação e entrega da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA) e a solicitação e entrega do Passe Livre Intermunicipal para Pessoas com Deficiência e de Baixa Renda. 

O passe livre é disponibilizado para pessoas com deficiência, com renda per capita igual ou inferior a um salário-mínimo e meio, ou seja, cidadãos que precisam muito deste benefício. Esta parceria com o Tudo Fácil é muito importante para nós, pois os serviços estarão disponíveis não apenas nas unidades da Capital, mas também no interior”, frisou Lang. 

A SJCDH, secretaria a qual a FADERS está vinculada, foi representada pelo diretor Moisés Bauer, que elogiou a união de esforços no governo em benefício das pessoas com deficiência. A fundação promoverá a capacitação para os gerentes de todas as unidades do Tudo Fácil. Além das instruções procedimentais dos serviços disponibilizados, a capacitação terá enfoque no atendimento, para que as pessoas que procurem as unidades sintam-se acolhidas e incluídas.  

Após o treinamento, que será realizado de forma online no dia 11 de outubro, o serviço de solicitação e entrega da CIPTEA será ofertado imediatamente. O serviço de solicitação e entrega do Passe Livre Intermunicipal será ofertado em breve, após ajustes no fluxo entre as instituições.  

Tudo Fácil  

Com 25 anos de atividades no Rio Grande do Sul, o Tudo Fácil teve sua primeira unidade inaugurada em Porto Alegre em 1º julho de 1998. Além das três sedes, na Capital, a Central de Serviços ao Cidadão conta com unidades nas cidades de Caxias do Sul, Lajeado, Passo Fundo, Pelotas e Rio Grande. Em breve, a rede contará com uma unidade em Santa Maria, na Região Central do Estado.  

Texto: Ascom/SPGG 

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