Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Planejamento, Governança e Gestão

Início do conteúdo

40ª edição do Boletim Geográfico do Rio Grande do Sul é lançada

Publicação:

A 40ª edição do Boletim Geográfico do Rio Grande do Sul já está disponível. A publicação do Departamento de Planejamento Governamental, da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), pode ser conferida neste link. Também foi anunciado o prazo para chamada de trabalhos para a próxima edição do Boletim, em 1º de março de 2023.

Outra novidade é a recente obtenção da inédita classificação A3 do boletim na avaliação quadrienal promovida pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o Qualis Periódicos. Trata-se de um conjunto de procedimentos que visam qualificar os periódicos no Brasil, envolvendo fatores como periodicidade, quantidade de artigos, composição de conselho editorial e presença em indexadores, entre outros qualificadores.

A classificação varia de A1 (mais alto) para B4 (mais baixo), além de C (sem classificação). A obtenção do conceito A3 demonstra a consolidação e o reconhecimento acadêmico do Boletim Geográfico do Rio Grande do Sul desde a sua retomada, ocorrida em 2014.

Conteúdo da edição

Dentre os artigos publicados, está A formação de centralidades na Região Geográfica Intermediária de Caxias do Sul a partir da atuação de uma instituição de ensino superior, em que se discute a importância da Universidade de Caxias do Sul na formação de centralidades em municípios externos à Região Geográfica Intermediária de Caxias do Sul e à Região Metropolitana da Serra Gaúcha. Para atingir esse objetivo, utilizou-se como técnica a aplicação de um questionário aos estudantes da instituição.

Outro trabalho, Avaliação da variabilidade de parâmetros da qualidade das águas superficiais da Bacia Hidrográfica do Rio Jaguarão, analisa, a partir de métodos estatísticos, os indicadores de qualidade dessa bacia transfronteiriça localizada entre o Brasil e o Uruguai. A partir dos resultados obtidos, verificou-se um incremento na concentração de alguns parâmetros, bem como a observação de possíveis influências antrópicas negativas na qualidade da água dessa bacia.

No artigo As regionalizações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e a hierarquia das cidades da Região Sul do Brasil, é abordado como a relação de modernização/urbanização do país influenciou a sequência de propostas de regionalizações apresentadas pelo instituto, baseando-se na revisão e na síntese de dados disponíveis em textos, mapas, base tabular e base vetorial do IBGE.

O texto Panorama de emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) no estado do Rio Grande do Sul: setores, subsetores, atividades econômicas e municípios foi elaborado a partir de dados disponíveis de emissões e remoções da plataforma online Sistema de Estimativa de Emissões e Remoções de Gases de Efeito Estufa (SEEG) e objetiva analisar as emissões de dióxido de carbono equivalente (CO2eq) por setores da economia no estado, bem como verificar quais municípios são responsáveis pelas maiores emissões e remoções. 

Por fim, o artigo Cidades pequenas, rede urbana e desenvolvimento regional na região dos Vales – RS avalia as dinâmicas de urbanização e as relações espaciais apresentadas pelas cidades pequenas em sua interação com – e no – território, e também com desenvolvimento regional, verificando suas particularidades, semelhanças e diferenças, bem como constrói uma tipologia inicial de cidades pequenas quanto ao seu processo de urbanização, de centralidade regional e de interações espaciais na rede urbana regional.

Sobre o Boletim Geográfico

O Boletim Geográfico do Rio Grande do Sul é uma publicação semestral organizada na SPGG que busca a divulgação de artigos de caráter técnico e científico voltados para a Geografia e áreas afins, como cartografia, sociologia, história, economia, geologia, ciência política, entre outras, com enfoque em estudos aplicados que tenham o Rio Grande do Sul como elemento presente nas escalas internacional, nacional, regional ou local.

Com duas edições por ano, encontra-se permanentemente aberto para submissão de trabalhos. Para isso, é necessário fazer um cadastro no Portal de Revistas Eletrônicas e seguir as instruções para o envio. Informações sobre as normas para publicação podem ser encontradas aqui.

Texto: Ascom SPGG
Edição: Secom

Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão