Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Planejamento, Governança e Gestão

Início do conteúdo

Cultura Organizacional

A Cultura Organizacional é o alicerce que orienta nossos comportamentos, nossas decisões e nossas ações para atingir o propósito de fortalecer o comprometimento dos agentes públicos e construir um futuro melhor para toda a sociedade.

A Cultura Organizacional reflete nossas identidades e nossos valores como instituição. É uma relação complexa de pessoas que configuram o nosso jeito de ser e de fazer o dia a dia, seja pelos comportamentos externalizados, seja pelas crenças estabelecidas internamente que balizam nossas ações.

Em uma construção de mudança, o Propósito norteia nossas ações, combinado com os Direcionadores da Cultura que queremos ver transformada em cada uma de nossas escolhas. Em um workshop com a alta liderança do governo, realizado em março de 2023, foi atualizado o propósito do Governo  

Propósito: Fortalecer o comprometimento e criar condições para construir um futuro melhor para a sociedade do Rio Grande do Sul. 
  
Tornar-se agente público é decisão transformadora na vida de um cidadão. Ao iniciar a mudança, o fortalecimento do vínculo e o comprometimento com as políticas públicas enriquece nossas vidas. Ao servir com forte propósito, trabalha-se para criar as condições de futuros sempre melhores para se viver no território em que habitamos: o Rio Grande do Sul. 
 
Somos mais de 1,6 mil lideranças e outros mais de 119 mil agentes públicos servindo à vida de cerca de 11 milhões de cidadãs e cidadãos do RS! 

- Saiba mais no Painel Estatístico de Pessoal 

Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão