Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Planejamento, Governança e Gestão

Início do conteúdo

Direcionadores da Cultura

00:00:00/00:00:00

Direcionadores de Cultura

Direcionadores de Cultura Crédito: Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão

Os Direcionadores da Cultura Organizacional são guias para nossas ações e comportamentos, divididos em aspectos que devemos FORTALECER e ENFRENTAR. Eles foram construídos de maneira colaborativa pelas lideranças da Equipe de Governo, com apoio metodológico da consultoria. 
  
FORTALECER 
  
FAZER BEM FEITO, SEMPRE: incentivar a busca pela excelência em nossas atividades, visando sempre entregar serviços e produtos de qualidade para a população. 
 
PROBLEMAS? TEMOS SOLUÇÃO: estimular uma mentalidade de solucionadores de problemas, buscando oportunidades de melhorias e inovações constantes. 
 
A GENTE DIALOGA, PARTICIPA E COLABORA: fomentar uma cultura de diálogo aberto, colaboração e participação, permitindo que as ideias fluam e que as decisões sejam construídas coletivamente.  
 
BOAS IDEIAS PODEM VIR DE QUALQUER LUGAR: reconhecer e valorizar a diversidade de pensamentos e perspectivas, encorajando a participação ativa de todos na construção de soluções. 

  
ENFRENTAR 
  
AQUI É ASSIM MESMO: contrapor a cultura de acomodação e de resistência à mudança, incentivando aprimorar continuamente nossas práticas e processos. 
 
ACOMODAÇÃO E OMISSÃO: questionar constantemente a acomodação e a omissão, incentivando a busca por soluções, mesmo diante de desafios, que promovem a proatividade e o engajamento. 
 
PRIVILÉGIOS E DESRESPEITO AO MÉRITO: identificar e sugerir ações corretivas quando identificados privilégios e reconhecer o esforço individual e coletivo pelo desempenho institucional e a geração de valor público. 
 
[EXCESSO DE] BUROCRACIA: simplificar processos e agilizar a tomada de decisões, reduzindo os excessos, pois a burocracia é uma das necessidades para continuidade do Estado. 

Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão