Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Planejamento, Governança e Gestão

Início do conteúdo

Estado participa do maior evento de governo digital do mundo

Publicação:

O governo do Estado, representado pela Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), participa, a partir desta segunda-feira (29/5), do e-Governance Conference, maior evento de governo digital do mundo. O encontro ocorre em Tallinn, na Estônia. Serão cinco dias de visitas técnicas às principais empresas e instituições governamentais digitais do país. Também haverá visita técnica a Helsinque, na Finlândia, para explorar as integrações entre os dois países.

 Bruno Silveira e Mário Ikeda representam o governo do RS em evento na Estônia.
Bruno Silveira e Mário Ikeda representam o governo do RS em evento na Estônia. - Foto: Arquivo pessoal

O e-Governance Conference é realizado anualmente. O objetivo é promover a adoção de soluções e serviços digitais na administração pública, visando melhorar a eficiência e o alcance dos serviços oferecidos à população. 

“A experiência que buscamos está voltada para o impulsionamento tecnológico e a digitalização dos serviços públicos para os cidadãos”, destaca o secretário adjunto da SPGG, Bruno Silveira. Ele acompanhará palestras, visitas técnicas e workshops para conhecer de perto o que de melhor existe na área. “O Estado está comprometido a se tornar cada vez mais digital”, afirma. Silveira estará acompanhado pelo secretário adjunto da Segurança Pública, Mário Ikeda.

Além dos representantes das secretarias estaduais, a comitiva brasileira é composta por entidades ligadas às áreas da governança e da Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e por líderes empresariais internacionais, que participarão das agendas técnicas com os governos da Estônia e da Finlândia. 

Empreendedorismo e inovação

A Estônia possui um ecossistema de empreendedorismo e inovação com mais de 1.400 startups cadastradas – a maior concentração de startups per capita na Europa. Para o Brasil, a estrutura de negócios e o fato de estar na União Europeia colocam a Estônia como plataforma possível para internacionalização de empresas nacionais.  

Em Helsinque, capital finlandesa, o setor de tecnologia é responsável por cerca de 50% da pauta de exportações, 28% do Produto Interno Bruto, 25% do total de empregos e 65% dos investimentos em pesquisa e inovação do setor privado.

Texto: Adriana Ferrás/Ascom SPGG


Edição: Felipe Borges/Secom

Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão