Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Planejamento, Governança e Gestão

Início do conteúdo

Experiências do governo do Paraná em Análise de Dados e Inteligência Artificial são abordadas em ciclo de debates da Seplag

Publicação:

-
-
Por Vagner Benites Ascom/Seplag

Primeira empresa de tecnologia da informação do Brasil, fundada em 1964, a Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar) é hoje referência no desenvolvimento de soluções digitais para a sociedade. Para compartilhar experiências da empresa vinculada ao governo paranaense, três servidores participaram na tarde desta sexta-feira (29/05) da 5ª edição do Ciclo de Benchmarking para a Gestão Pública.

O encontro virtual, organizado pela Escola de Governo (EGov) e pelo Laboratório de Inovação (Labinova), ambos vinculados à Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag), trouxe a Ciência de Dados e a Inteligência Artificial para o centro do debate. Cerca de 150 servidores de diversos órgãos e secretarias do governo gaúcho prestigiaram a iniciativa.

"Um dos pilares do Labinova é justamente levar estes assuntos, que são temas atuais e estão sendo falados por tantas pessoas, até o servidor público. A partir da análise de dados e do desenvolvimento de soluções por meio da Inteligência Artificial é possível entregar ao cidadão um serviço mais eficiente e de melhor qualidade", destaca Lucas Benz, assessor de inovação do Labinova e mediador do encontro.

Destaques do Paraná

As soluções desenvolvidas pela Celepar para o Detran estadual e também para o assistente virtual do Paraná Inteligência Artificial (PIÁ), canal digital do governo paranaense que auxilia o cidadão a encontrar as respostas e os serviços que necessita da forma mais assertiva possível, foram apresentadas pelos especialistas Everton Osnei Cesário, Elisa Terumi Rubel Schneider e Eleni Lumi Hiratsuka. Os três atuam há pelo uma década na companhia, que tem como principais clientes as secretarias e órgão do governo estadual.

Da iniciativa privada, o cientista de dados Jayme Anchante, também bacharel e mestre em Economia, compartilhou suas experiências na atuação em startups e empresas de grande porte ao longo dos últimos três anos.

"O Ciclo de Benchmarking para a Gestão Pública tem sido um evento diferenciado e temos conseguido agrupar pessoas de diferentes lugares. Essa troca de informação e ideias é sempre importante para aprimorarmos o trabalho que estamos desenvolvendo no governo do Estado", ressalta o coordenador do Labinova, Alexandre Rovinski.

Ciclo de Benchmarking para a Gestão Pública

Promover o desenvolvimento de novos processos para a gestão do Estado está entre os objetivos do Ciclo de Benchmarking para a Gestão Pública. Iniciados em novembro de 2019, os encontros seguirão sendo realizados de forma virtual durante o período de combate ao novo coronavírus (Covid-19).

Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão