Experiências e legado do South Summit são tema de encontro na Federasul

Secretário Gastal reforçou a importância da união entre os setores público e privado. - Foto: Divulgação FEDERASUL

As experiências e o legado deixados pelo South Summit Brasil, realizado em Porto Alegre entre os dias 4 e 6 de maio, foram debatidos na edição desta quarta-feira (11) do Tá na Mesa, na Federasul. Com a presença do secretário estadual de Planejamento, Governança e Gestão, Claudio Gastal, e do secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia, Alsones Balestrin, a iniciativa reforçou a necessidade da união entre os setores público e privado para garantir a continuidade do evento no Rio Grande do Sul.

Na abertura do encontro, o CEO da 4all, José Renato Hopf, presidente do South Summit Brasil, ressaltou os números registrados no encontro. Entre eles, a circulação de mais de 20 mil pessoas no Cais Mauá e a presença de 2,5 mil startups e 450 investidores. Além disso, foram 50 países participantes, 20 fundos internacionais de investimento, mais de 500 palestrantes e 3,5 mil postos de trabalho diretos e indiretos. “Das quase mil startups de 76 países que participaram da competição, três finalistas eram do Rio Grande do Sul”, disse Hopf.

Para o secretário Claudio Gastal, foi necessária convergência entre os setores público e privado para garantir a realização do South Summit. “Este, para mim, foi um dos grandes legados. Lá atrás começamos essa discussão para trazer um evento que fosse um ponto de reflexão, discussão e debate para a inovação no RS”. Segundo ele, o Estado já está trabalhando na edição de 2023. “Nosso desafio agora é aprimorar o evento e fazer com que ele crie raízes no Estado. Nossos candidatos na próxima eleição têm de se preocupar com essa continuidade”, afirma.

O secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia, Alsones Balestrin destacou que estes eventos icônicos são estrategicamente importantes para colocar uma bandeira do RS no mapa global de inovação. “E eu não tenho dúvida de que o South Summit está voltando os olhares de toda a comunidade internacional para cá. Porto alegre pode ser a próxima Austin ou Lisboa e ser o destino de investidores e empreendedores. Isso seria um grande presente da nossa geração para as gerações futuras."