Gabinete Digital do Governo do RS serve de inspiração para Prefeitura de Porto Alegre
Publicação:

Representantes da prefeitura de Porto Alegre, incluindo o vice-prefeito, Sebastião Melo, estiveram reunidos na tarde desta terça-feira (19) com o secretário-geral de Governo e coordenador do Gabinete Digital, Vincius Wu, no Palácio Piratini. O objetivo da visita foi conhecer de perto as ferramentas de participação criadas pelo Gabinete Digital e o Sistema de Monitoramento de Projetos Estratégicos da Secretaria Geral de Governo (SGG), ampliar canais de diálogo e intercâmbio de experiências.
O secretário Vinicius Wu contou detalhes da criação do Gabinete Digital que se baseou em experiências de governo eletrônico de países como Alemanha e Estados Unidos. Ele também destacou o trabalho em uma nova ferramenta que vai permitir que cidadãos monitorem o andamento de obras e projetos através da integração entre Gabinete Digital e o Sistema de Monitoramento.
O coordenador do Poa Digital, projeto de participação da prefeitura, Thiago Ribeiro, propôs um novo encontro entre as equipes para o aprofundamento do diálogo. “Com esse aprendizado cresce a cidade e cresce o estado”, afirmou. Na mesma linha, o vice-prefeito, Sebastião Melo, agradeceu as informações repassadas. “Todos os governos podem e devem trocar experiências. Pobre do governo que acha que sabe tudo”, comentou.
O secretário Vinicius Wu destacou a força do Orçamento Participativo de Porto Alegre, que é referência mundial e o interesse em conhecer melhor o Orçamento Digital. “Ficamos animados em criar e manter espaços de diálogo, para que as diferentes esferas de governos se integrem e as experiências se consolidem”, finalizou.
Referência em participação digital
As visitas técnicas e políticas de representantes de governos de várias partes do Brasil interessados em replicar o Gabinete Digital têm se tornado rotina para a equipe gaúcha. No Rio Grande do Sul, as prefeituras de Bagé, Cruz Alta, Rio Grande, Candiota, Santa Vitória do Palmar, Santana do Livramento e Passo Fundo estudam planos de implantação.
Outros estados e prefeituras brasileiras já visitaram oficialmente o Gabinete Digital a fim de realizar parcerias e replicar a experiência, entre eles: Bahia, Goiás, Tocantins, Niteroi (RJ), Caruaru (PE). Recentemente, as Prefeituras de São Paulo e Bragança Paulista iniciaram projetos com o mesmo nome e mesma proposta para oferecer canais de interação entre a população e o governo.
A experiência do Gabinete Digital também foi apresentada em Madri, na Espanha, na Universidade Harvard e no Banco Mundial, nos Estados Unidos, em seminários internacionais. Já o recém criado Partido X da Espanha faz referência direta ao Gabinete Digital como forma inovadora de constituir novos modelos democráticos para o Século XXI.