Governador debate democracia e internet no último dia do Conexões Globais
Publicação:
Tarso citou o Gabinete Digital como exemplo do diálogo entre governo e sociedade via web
Governador debate com irlandês democracia e internet no último dia do Conexões Globais
A tendência mundial de enriquecer a democracia através do uso das tecnologias da informação permeou o debate entre o governador Tarso Genro e o representante do Conselho Constitucional da Islândia, Eirikur Bergmann, neste sábado (25), na Casa de Cultura Mário Quintana, em Porto Alegre. Com o tema O Futuro Democrático na Era da Informação, Tarso e o convidado interagiram por cerca de uma hora com o público, que fez perguntas pessoalmente e via internet, no terceiro e último dia da segunda edição do Conexões Globais. "O governo está humildemente começando, vem aprendendo ao fazer o uso da internet para enriquecer a democracia no Estado, mas isso nos coloca entre os lugares mais avançados no mundo em termos de renovação da democracia", disse o coordenador de Relações Internacionais do Governo Tarson Nuñez, mediador do debate.
O islandês falou sobre a experiência de seu país em reescrever a constituição com um amplo processo de participação via internet. Uma tendência mundial, segundo ele, já que o método também foi experimentado em outros países como Canadá e Irlanda.
Em resposta a pergunta de como se dá o diálogo governo e sociedade via web, Tarso citou o exemplo do Gabinete Digital, que oferece as ferramentas Governador Responde e Governador Pergunta, permitindo assembleias virtuais sobre temas fundamentais como educação e saúde. "O Gabinete Digital é um processo que está começando, integrado no Sistema de Participação Popular do Estado, um mecanismo complexo em que entra Orçamento Participativo, Conselhos Regionais de Desenvolvimento, Interiorizações e Conselhão", resumiu.
De acordo com o chefe do Executivo, a República vive um impasse que pode ser resolvido com a sociedade apostando na radicalização da participação virtual, em prestigiar a esfera da política e na renovação dos partidos. Para ele, é preciso introduzir esses meios de participação para recapturar o Estado e transformá-lo novamente em Estado público - vocação que lhe foi bloqueada porque o capital financeiro capturou a política, a comunicação e os recursos. "Essa é a crise universal do projeto democrático moderno", ressaltou Tarso.
Mobilização Social
O Conexões Globais é um evento criado pelas secretarias de Comunicação e Inclusão Digital e da Cultura para promover diálogos e intercâmbios sobre temas como mobilização social na era da internet, comunicação, democracia 2.0, direitos civis na rede e cultura digital. Essa segunda edição ocorreu de 23 a 25 de maio, na Casa de Cultura Mario Quintana, em Porto Alegre, reunindo ativistas, gestores públicos, artistas e comunicadores de diversas partes do Brasil e do mundo.
Texto: Josiane Picada
Foto: Caroline Bicocchi/Palácio Piratini
Edição: Redação Secom (51) 3210.4305