Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Planejamento, Governança e Gestão

Início do conteúdo

Governador recebe representantes do Fórum Social Temático

Publicação:

20130805172017201308051522398550ca050813.jpg
Governador Tarso Genro em reunião com representantes do Fórum Social Temático 2014 - Foto: Caco Argemi/Palácio Piratini

Organizadores do Fórum Social Temático (FST) reuniram-se nesta segunda-feira (5), no Palácio Piratini, com o governador Tarso Genro. Além de apresentar a proposta para a realização do evento, que deve ocorrer de 23 a 26 de janeiro de 2014, na Capital, o grupo pediu o apoio do Estado para promover mais uma edição do FST.

Acompanhado do secretário-geral de Governo, Vinícius Wu, o governador disse que - a partir do Gabinete Digital - pode colaborar com a organização do evento, mas destacou que a próxima edição precisa ampliar o debate sobre determinados temas. "O Fórum tem uma agenda (de debate) boa, mas há necessidade de inovar".

Wu destacou a importância do evento. "O grande desafio do Fórum Social Temático do próximo ano é buscar estabelecer essa interface, essa vinculação com os novos sujeitos sociais que emergiram na cena pública no último mês, especialmente, e que estão na origem do Fórum Social Mundial. De parte do Governo temos toda a disposição no sentido de apoiar essa experiência e que ela seja enriquecida com essa energia renovadora que vem das ruas".

Um dos organizadores do FST, Mauri Cruz explicou que encontro serviu para apresentar as principais propostas da próxima edição do evento. "A ideia de apresentar ao governador é envolver as lideranças do Estado, assim como do município e da União, no processo de apoio e mobilização nesse evento, que ganhou um caráter diferenciado até pelas mobilizações que o Brasil viveu em junho".

Com representantes de várias centrais sindicais - CUT, CTB, Força Sindical, CGTB, União Brasileira de Mulheres, Conselho Internacional do Fórum Social Mundial, do Fórum Social de Educação e da Abong -, Mauri reconheceu a necessidade de renovação do FST. E ressaltou que as mobilizações registradas no Brasil dão outro caráter para o evento de janeiro. "O fórum tem que se reinventar, se recolocar. Estar em Porto Alegre para fazer esse debate de reenquadrar o fórum dentro de um contexto internacional e nacional é uma grande oportunidade."

Texto: Felipe Bornes Samuel
Foto: Caco Argemi/Palácio Piratini
Edição: Redação Secom (51) 3210.4305

Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão