Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Planejamento, Governança e Gestão

Início do conteúdo

Governo assina Termo de Cooperação para o Portal da Justiça Multiportas

Publicação:

- Foto: Lucas Motzkus, Ascom/SPGG

A secretária de Planejamento, Governança e Gestão, Danielle Calazans, representando o governador Eduardo Leite, participou nesta terça-feira (21), do lançamento do Portal Justiça Multiportas, que possibilita aos cidadãos escolher o melhor caminho a seguir para resolver seus problemas ou conflitos, por meio de várias modalidades de soluções disponíveis, extrajudiciais ou judiciais, representadas por portas on-line. “Com esta nova sistemática, quem for buscar resolução de um conflito é encaminhado para a porta certa, ao setor mais adequado à efetiva solução do seu caso. Isso facilita a vida de todos, seja para o cidadão, seja para o Judiciário”, destacou Danielle Calazans.

A presidente do TJRS, Iris Helena Medeiros Nogueira, destacou a parceria entre os poderes na construção do portal. “O Judiciário não está alheio às dificuldades da comunidade a que serve, muito pelo contrário, busca dela se aproximar, ser mais transparente e melhor resolver seus problemas. Relaciona-se harmoniosamente com os demais poderes, construindo soluções conjuntas aos problemas locais que aflige a todos, sempre no interesse público e visando ao bem comum”.

Na ocasião, foi assinado o termo de cooperação entre o Poder Judiciário do RS, Ministério Público do Estado, Defensoria Pública Estadual, e o Governo do Estado por meio da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão e da Procuradoria-Geral do Estado, para manter atualizadas as informações no Portal.

De acordo com a secretária Danielle, o Estado busca acelerar processos e superar entraves administrativos com plataformas digitais como o rs.gov.br, onde o cidadão e o empreendedor encontram em um só lugar os serviços de forma digital, e que agora também está disponível no Portal Justiça Multiportas.

“Atualmente, o rs.gov.br disponibiliza 739 serviços estaduais, sendo 94% destes digitais. A média de acessos mensais aos serviços do Estado em todas as suas plataformas é de 5,5 milhões. É uma satisfação muito grande poder contribuir com esta iniciativa e levar ainda mais serviços a todos os gaúchos”, enfatizou Danielle Calazans.

O lançamento do Portal de Justiça Multiportas foi realizado pela presidente do TJ, Iris Helena Medeiros Nogueira, e pela presidente da Comissão de Inovação do TJRS – Inovajus, desembargadora Gisele Anne Vieira de Azambuja.

Texto: Adriana Ferrás, Ascom/SPGG

Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão