Governo contrata Correios para prestar serviço de logística das doações

O presidente dos Correios, a titular da SPGG e o chefe da Defesa Civil estadual participaram do ato - Foto: Sonia Saconi/SPGG

O governo do Estado, por meio da Casa Militar - Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil, assinou, nesta terça-feira (25/6), o termo do contrato com a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos para prestação de serviço de logística e transporte das doações recebidas pelo órgão estadual.

A Central de Licitações (Celic), vinculada à Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), participou do processo de contratação, intermediando a formulação da demanda, a negociação da proposta e o auxílio no ajuste das cláusulas contratuais.

A contratação de empresa terceirizada, que é uma solicitação da Defesa Civil, visa à operação logística “in house”, ou seja, dos itens que estão armazenados nos galpões localizados junto ao Centro Logístico da Defesa Civil Estadual, no bairro Jardim Carvalho, em Porto Alegre.

O contrato contempla recebimento, triagem, armazenamento e transporte das doações. Além disso, tem prazo de 12 meses, podendo ser rescindido de forma antecipada por quaisquer das partes, com comunicação prévia de 30 dias.

"Os Correios têm a expertise necessária para assumir esta operação neste momento tão importante, com a capilaridade para realizar o transporte até os pontos indicados pela Defesa Civil em todo o Rio Grande do Sul", ressaltou a titular da SPGG, Danielle Calazans.

O chefe da Casa Militar e coordenador estadual de Proteção e Defesa Civil, coronel Luciano Chaves Boeira, destacou a importância da medida. “Nossa equipe já havia sinalizado que era necessário apoio para a gestão dos itens, em razão de estarmos tratando da maior operação logística de ajuda humanitária de que se tem notícia no Brasil. Essa nova frente de trabalho garantirá a agilidade esperada por todos os envolvidos no processo, Estado e gestores públicos municipais, buscando celeridade no apoio às populações atingidas por desastres”, frisou.

“Na assistência emergencial, especialmente nas primeiras semanas, contamos com o apoio de milhares de voluntários, que uniram esforços para fazer com que as doações chegassem aos gaúchos e pelos quais somos muito gratos. Nesta nova fase, entendemos que a contratação dos Correios pelo governo do Estado dará sequência a este trabalho com o profissionalismo e a expertise em logística e distribuição", destacou o vice-governador Gabriel Souza. À frente do Gabinete de Crise, ele também teve um importante papel na efetivação da medida.

Além dos titulares da SPGG e da Defesa Civil, participou do ato o presidente dos Correios, Fabiano Silva dos Santos.

Texto: Ascom SPGG e Ascom Defesa Civil

Edição: Secom