Governo do Estado debate implementação da Cadeia Solidária Binacional do PET
Publicação:

O apoio do Governo do Estado para a implementação da Cadeia Solidária Binacional do PET foi o tema da reunião, desta terça-feira (06) entre a Secretaria de Estado do Gabinete dos Prefeitos e Relações Federativas (SGPRF) e a Secretaria Estadual da Economia Solidária e Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sesampe). O programa já passou pela etapa de formação dos agentes sociais, pela Rede Escola de Governo/FDRH e agora está na fase de execução física, com a construção de galpões.
O secretário do Gabinete dos Prefeitos, Jorge Branco, salientou a articulação com os municípios que são parceiros para a implementação do projeto. Canoas e Novo Hamburgo (COOPETSINOS), Santa Cruz (COOMCAT) e Jaguarão (COOPETSUL) são os quatro pólos gaúchos que integram o projeto que pretende consolidar uma cadeia produtiva no setor de reciclagem da garrafa PET entre empreendimentos do Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Uruguai.
Segundo explicou o secretário da Sesampe, Carlos Luiz Rohr, a cadeia é formada por empreendimentos da Economia Solidária desde a coleta da garrafa pet, da transformação em flake, fibra, fio, tecido até a confecção e o artesanato. “O Governo do Estado, que fornece os equipamentos para fazer o processo, visa a preservação do meio ambiente, bem como o fortalecimento da economia solidária no Rio Grande do Sul. Esse projeto amplia a renda e qualidade de vida dos catadores envolvidos no processo, organizados em associações ou cooperativas”, salientou.
Projeto
Através do termo de cooperação entre Brasil e Uruguai, a experiência pioneira vai possibilitar a retirada de cerca de um milhão de garrafas PET de circulação. O Ministério do Trabalho, por meio da Secretaria Nacional de Economia Solidária, vai destinar recursos ao projeto, com contrapartida do governo gaúcho. Estes recursos permitirão a compra de máquinas que vão viabilizar a flocagem do PET, estágio inicial de processamento. Atualmente 9 bilhões de unidades de PET são descartadas na natureza anualmente.
Fonte: Secretaria de Estado do Gabinete dos Prefeitos e Relações Federativas