Governo e Instituto Caldeira apresentam mapeamento de startups gaúchas

Resultado prévio foi divulgado em evento no primeiro dia do South Summit Brazil

- - Foto: Foto: Maurício Tonetto/Secom

Na manhã desta quarta-feira (29/3), foi apresentado, durante o South Summit Brazil 2023, o resultado prévio de uma pesquisa inédita, que mapeou as startups do Rio Grande do Sul. O estudo é fruto de uma parceria entre a Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict), a Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG) e o Instituto Caldeira. O objetivo é gerar maior visibilidade ao ecossistema gaúcho de startups.

Integrada ao Ecossistema de Inovação do RS, coordenado pelo Departamento de Economia e Estatística da SPGG (DEE-SPGG), a pesquisa foi intitulada “As startups no ecossistema gaúcho de inovação 2022” e é promovida pela plataforma RS Tech, criada pelo Instituto Caldeira. A plataforma foi concebida com a intenção de divulgar dados, artigos e pesquisas sobre o impacto e os caminhos das novas economias no Estado.

Para isso, a Sict, em parceria com o Instituto Caldeira, aplicou um questionário on-line para levantar informações sobre as empresas inovadoras em desenvolvimento no Estado. A pesquisa também teve o apoio do SebraeX, da Rede Gaúcha de Ambientes de Inovação (Reginp), da Associação Gaúcha de Startups (AGS) e do Grupo RBS.

O governador Eduardo Leite enalteceu a realização da pesquisa e disse que os dados obtidos são de grande valia para o desenvolvimento de políticas públicas capazes de atender eficientemente o cenário de inovação. "Tenho destacado desde a pandemia, e agora também com a estiagem, a importância do 'dedo no pulso' para identificar os sinais de imediato. Precisamos de dados e informações confiáveis para direcionarmos as políticas públicas com precisão. Por isso, essa pesquisa é muito importante", afirmou Leite. "O Rio Grande do Sul se consolida e se fortalece cada vez mais como um Estado inovador, e o nível de detalhamento apresentado nos permite trabalhar com mais eficiência naquilo que cabe ao governo."

Segundo a secretária de Planejamento, Governança e Gestão, Danielle Calazans, a pesquisa trará muitos benefícios para o progresso do ecossistema gaúcho de startups. "Para falar em futuro é preciso planejamento, o que só se faz com números, com insumos. A equipe do Departamento de Economia e Estatística trabalhou arduamente na elaboração da pesquisa e agora segue trabalhando com as respostas para que, ao final da análise, tenhamos uma base de dados consistente, que permita ao governo do Estado uma orientação segura na elaboração de políticas públicas com foco em inovação", ressaltou a secretária.

WhatsApp Image 2023 03 29 at 17 22 38
Secretária Danielle Calazans participou da apresentação no South Summit Brazil - Foto: Lucas Motzkus, Ascom/SPGG

Panorama da inovação no RS

A prévia do estudo – apresentada no RS Innovation Stage pelo pesquisador responsável, Rodrigo Morem da Costa, do DEE-SPGG – obteve mais de 400 respostas, registradas até janeiro de 2023. As perguntas abordaram questões de aspectos gerais e econômicos.

De acordo com os resultados preliminares da pesquisa, entre os fundadores de startups gaúchas há predominância de homens (67,8%). Já quanto ao grau de escolaridade, observou-se um nível de titulação elevado, sendo que 18% possuem também doutorado e 17,7%, mestrado.

A respeito da localização geográfica das startups, a Região Metropolitana e o Litoral Norte acumulam 62,7% das respostas recebidas, com a capital Porto Alegre sendo sede para 44,1% das empresas inovadoras no Estado. Na sequência, a cidade de Santa Maria aparece com 6,1%; já Caxias do Sul possui 5,4% do total.

Em relação ao segmento de atuação das empresas entrevistadas, 13,4% atuam no setor de HealthTech, da área de saúde. As AgTech, voltadas ao agronegócio, representam 10,7%. Em terceiro lugar estão aquelas com foco na gestão de negócios, com 6,9%.

"O lançamento preliminar já mostra a importância de termos um panorama das startups gaúchas e o quanto o estudo completo vai nos auxiliar a projetar políticas públicas ainda mais eficientes de fomento para desenvolver negócios disruptivos, que são o motor da nova economia", afirmou a secretária de Inovação, Ciência e Tecnologia, Simone Stülp.

Com os dados do mapeamento, o governo do Estado poderá se orientar para planejar o desenvolvimento de ações de apoio envolvendo tanto o setor público quanto o privado, adequando-as à realidade das startups do Rio Grande do Sul. Assim, as empresas poderão ter suporte para melhorar o desempenho econômico, afetando positivamente todo o ecossistema de inovação estadual.

O CEO do Instituto Caldeira, Pedro Valério, também acompanhou a apresentação dos dados. "Ao realizar essa pesquisa em profundidade, o objetivo do RS Tech é, por meio da coordenação de múltiplos atores, ajudar na construção de políticas públicas para o setor", explicou Valério.

A pesquisa completa deve ser divulgada até o final do primeiro semestre deste ano, quando serão detalhadas as informações para as empresas que responderam ao questionário.

South Summit 2023

O South Summit tem o objetivo de fomentar a conexão entre startups, empresas e fundos de investimentos globais, a fim de gerar negócios e conexões de alto valor. Com dez anos de existência, o evento é líder no ecossistema de inovação e empreendedorismo global. No Brasil, é correalizado pelo governo do Rio Grande do Sul e deve ocorrer na capital gaúcha até 2027.

Em maio de 2022, teve sua primeira edição, reunindo mais de 500 palestrantes nacionais e internacionais. No total, mais de 20 mil pessoas passaram pelo evento, gerando 40 mil contatos e mais de 2,5 mil reuniões com aproximadamente 8,5 mil empresas, 3,3 mil startups e 450 investidores.

Texto: Secom, Ascom Sict e Ascom SPGG
Edição: Felipe Borges/Secom