Governo estadual dá início à implantação de serviços da Microsoft para uso interno
Solução Office 365 passará a ser usada por servidores (as) no trabalho diário
Publicação:

No caminho para unificar as plataformas de comunicação e colaboração utilizadas pelos servidores (as), ampliando a oferta de ferramentas para integração das operações de trabalho, está em fase de implantação no governo estadual o pacote de serviços do Office 365, da Microsoft. Na tarde desta quinta-feira (24/02) foi realizada uma live de apresentação da plataforma ao primeiro grupo definido, formado por servidores (as) das secretarias de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), Saúde, Inovação, Ciência e Tecnologia, do Escritório de Desenvolvimento de Projetos, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, Fundação de Amparo à pesquisa do Estado do RS e da Procuradoria Geral do Estado, que passarão a adotar a solução ao longo do mês de março.
Gerenciada pela SPGG e administrada pelo Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do RS (Procergs), a solução vai representar a possibilidade de uso de ferramentas e aplicativos para integrar operações básicas de trabalho, desde edição de texto, planilhas de cálculos e apresentações até o uso de e-mails, calendários, chamadas de áudio e vídeo, compartilhamento de documentos, entre outros. O Office 365 é uma versão baseada na nuvem, ou seja, pode ser acessado de qualquer lugar, compartilhado e editado por vários membros da mesma equipe, do pacote de aplicativos fornecidos pela Microsoft, que inclui cerca de 25 programas, entre eles os conhecidos Word, PowerPoint e Excel (Pacote Office).
"A pandemia acelerou a necessidade da implantação de ferramentas que integrassem as operações de trabalho, por isso vamos passar a proporcionar uma plataforma de colaboração que vai garantir aos servidores as melhores condições para realização do seu trabalho. É uma mudança que faz parte da estratégia de transformação digital do estado do Rio Grande do Sul", destaca o titular da SPGG, Claudio Gastal.
A seleção do serviço da Microsoft foi definida pela equipe técnica da Procergs, em um processo que teve início ainda em 2019. A empresa de tecnologia do governo estadual implementou o pacote ainda em 2021 e para 2022, em um cronograma que prevê sete grupos diferentes, as secretarias e órgãos da administração direta e indireta passarão pela mesma transição, o que representará a mudança para cerca de 50 mil servidores, sendo cerca de 5 mil do primeiro grupo.
O principal impacto imediato no processo se dará com a alteração na ferramenta oficial de acesso a e-mails usada pelos (as) servidores (as), com a substituição do atual Expresso para o Outlook, da Microsoft. Na prática, as caixas de e-mails serão migradas e o acesso à ferramenta de e-mails se dará pelo novo aplicativo. Além do Outlook e do pacote Office, o Teams, programa para realização de reuniões virtuais, chamadas de voz e chat, e o One Drive, serviço para armazenamento de documentos e compartilhamento, estão entre as principais possibilidades de uso a partir da implantação.
Contratos Transversais
O acerto do governo estadual com a Microsoft para uso da plataforma Office 365 foi realizado em uma nova modalidade de contratação, a dos chamados contratos de serviços transversais. Serviços que podem ser compartilhados por diversas secretarias e órgãos se encaixam no modelo, que tem entre as vantagens de adoção a maior agilidade somada à redução de custos e de burocracia. A mudança, liderada na administração pelo Departamento de Contratos Transversais, vinculado à SPGG, já inclui contratações de serviços como de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telefonia.
Texto: Vagner Benites, Ascom/SPGG