Governo estadual e Coredes apresentam Consulta Popular 2024 nas Assembleias Públicas Iniciais

Como parte do processo da Consulta Popular 2024, o governo do Estado, por meio da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), e os Conselhos Regionais de Desenvolvimento (COREDES) organizam as Assembleias Públicas Iniciais a partir de outubro. Durante as reuniões, o governo detalha os passos do processo participativo, enquanto os COREDES apresentam seus Planos Estratégicos de Desenvolvimentos, que orientam a discussão das prioridades regionais.

A primeira reunião foi realizada no município de Vista Gaúcha, pelo COREDE Celeiro, na quarta-feira (9/10). No mesmo dia, ocorreram assembleias nos COREDES Vale do Taquari, Alto Serra Botucaraí e Fronteira Noroeste. Servidores do Departamento de Articulação Regional e Participação (DARP), da Subsecretaria de Planejamento (Suplan) da SPGG, são os responsáveis por apresentar os objetivos e etapas da Consulta Popular durante os encontros.

O cronograma de assembleias iniciais se estende até 18 de outubro, abrangendo as 28 regiões dos COREDES.

Processo da Consulta Popular é apresentado durante as assembleias
Processo da Consulta Popular é apresentado durante as assembleias - Foto: Divulgação/ Consulta Popular

Envio de propostas

A primeira fase da Consulta consiste no envio de propostas pelos cidadãos e estará aberta até 18 de outubro. As contribuições devem ser enviadas por meio do portal da Consulta Popular. Neste ano, o governo estadual destinará R$ 60 milhões para a execução dos projetos aprovados.

Após a análise técnica pela equipe do governo do Estado, as propostas são discutidas nas assembleias regionais convocadas pelos COREDES para elaborar a cédula de votação de cada região.

Saiba mais sobre as etapas da Consulta Popular 2024 e envie sua proposta pelo portal

Texto: Ascom/SPGG