Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Planejamento, Governança e Gestão

Início do conteúdo

Grupo Lactalis apresenta planos de investimento no Estado ao governador

Publicação:

2015032514481111041941_847006462013347_2975051075916384920_o.jpg
Empresa terá seis unidades no Estado e mais dez no país, devendo captar 1,8 bilhão de litros de leite por ano. - Foto: Foto: Luiz Chaves / Palácio Piratini

Para estreitar os laços com o Rio Grande do Sul, o presidente do Grupo Lactalis no Brasil, Guilherme Portella, reuniu-se na tarde desta terça-feira (24) com o governador José Ivo Sartori, no Palácio Piratini, onde apresentou a multinacional francesa, que opera em 50 países e tem faturamento anual de R$ 58 bilhões. Com a compra de ativos da LBR e da BRF, a empresa terá seis unidades no Estado e mais dez no país, devendo captar 1,8 bilhão de litros de leite por ano. A confirmação dos negócios depende de aval do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), aguardada para este semestre.

De acordo com Portella, a marca francesa deve incentivar o setor leiteiro, por meio da aquisição de matrizes e ações de fomento ao produtor. Atualmente, no Rio Grande do Sul, aproximadamente 13 mil produtores fornecem matéria-prima às empresas que integram o conglomerado francês. Cerca de 90% do leite é adquirido diretamente do produtor, e a remuneração do transportador se dá pela rota, e não pelo volume transportado, tendo maior controle sobre o produto. Em abril, deve entrar em operação a primeira fábrica de Whey Protein (nome comercial da proteína derivada do soro do leite extraído durante o processo de fabricação do queijo), a Nutrifont, em Três de Maio, que é uma joint venture entre a BRF e a irlandesa Carbery.

No encontro, Sartori saudou os novos empreendimentos e disse que "apesar da situação do Estado, o que é preciso tem de feito". O governador ressaltou que o Estado não pode atrapalhar quem está investindo e disse que os novos empreendimentos irão agregar valor ao setor leiteiro.

Estiveram presentes ao encontro os secretários Carlos Búrigo (Geral de Governo) e Ernani Polo (Agricultura) e o vice-governador, José Paulo Cairoli.

Texto: Eliane Iensen
Edição: Redação Palácio Piratini/Coordenação de Comunicação 

Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão