"Integração com Alemanha é oportunidade concreta para RS", diz Sartori
Publicação:

O 34º Encontro Econômico Brasil Alemanha, que segue até 18 de outubro na cidade germânica de Weimar foi aberto oficialmente, na manhã desta segunda-feira (17). Esse é um dos principais compromissos da missão gaúcha liderada pelo governador José Ivo Sartori, com o intuito de consolidar um novo perfil para as relações econômicas do Rio Grande Sul. Com uma agenda diversificada, o encontro tem como foco ampliar a interação empresarial e entre os setores público e privado, com potencialização do comércio e da expansão de novos investimentos.
Após a solenidade de abertura, o governador afirmou, em entrevista à imprensa, que a missão gaúcha à Alemanha representa mais do que a simples atração de investimentos para o Rio Grande do Sul. "É a oportunidade concreta de propor a integração de alguns segmentos industriais gaúchos, em cadeia globais de valor, por meio de associações, como é o exemplo germânico do Medical Valley", disse Sartori, que acredita que essa nova perspectiva deva ter desdobramentos no intercâmbio científico e tecnológico. “Não há tempo a perder. Só não investe no Rio Grande do Sul quem não quiser”, destacou o governador.
O presidente do Conselho de Diretores da Federação das Indústrias Alemãs (BDI) para a América Latina, Andreas Renchler, destacou que após um período de dificuldades profundas, o Brasil já apresenta indícios de recuperação econômica. "A União Européia também vive um período de desafios, com a saída do Reino Unido. Na Alemanha, estamos trabalhando para que nosso setor industrial continue crescendo, com a integração de muitos refugiados. As crises devem ser vistas como impulso para melhorar a economia de forma sustentável". Esteve presente também o secretário de Estado da Alemanha, Uwe Beckmeyer, ministro federal para Economia e Energia.
O presidente da Confederação Nacional da Indústria, Robson Braga de Andrade, destacou que o volume do comércio bilateral é significativo e está no topo da agenda da CNI. "Continuamos voltados para a superação das dificuldades. Para ter sucesso na tarefa de retomar a economia brasileira, é preciso conectar nosso país com a economia global. A Alemanha é o nosso quarto parceiro comercial e o segundo principal destino da União Européia, representando 15% das exportações. Temos acompanhado ativamente as negociações e a expressiva liderança alemã é fundamental nesse processo, principalmente para evitar a dupla tributação", salientou.
A solenidade de abertura do 34º Encontro Econômico Brasil Alemanha foi prestigiada pelo ministro de Economia e Ciência da Turíngia, Wolfang Tiefensee e pelo presidente da Fiergs, Heitor Müller. Também participaram da programação os secretários gaúchos Fábio Branco (Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia), Carlos Burigo (Geral de Governo) e Ernani Polo (Agricultura, Pecuária e Irrigação), além do presidente do Cientec, Marc Richter, e da presidente do Badesul, Susana Kakuta.
O evento é organizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e Federação das Indústrias Alemãs (BDI), com apoio da Câmara de Comércio Brasil Alemanha. Ocorre anualmente, de forma alternada em solos germânico e brasileiro. Em 2017, será a vez do Rio Grande do Sul sediar o encontro, agendado para ocorrer de 12 a 14 de novembro, na Fiergs.
Próximos compromissos desta segunda-feira:
10h30 – GOVERNADOR: Reunião com Ministro de Economia e Ciência da Turíngia, Sr. Wolfang Tiefensee
10h30 – SECRETÁRIO CARLOS BÚRIGO: Reunião com o Secretário da Turíngia Representante junto ao Governo Central, Sr. Malte Kückels, e o Diretor do Setor da Administração Moderna, Udo Wedekind
15h30 - Reunião com Governo da Saxônia
16h30 - Reunião reservada (SDECT, SEAPI e CIENTEC)
17h - Entrega Oficial do Certificado do Medicall Valley indicando o Estado do Rio Grande do Sul como Parceiro Premium
17h20 - Entrevista à imprensa - Balanço do dia (Centro de Convenções)
18h - Recepção do Rio Grande do Sul no Encontro Brasil Alemanha: "Da salsicha grelhada ao churrasco”, jantar oferecido pela FIERGS.