Migração da ferramenta de e-mails para primeiro grupo de órgãos do governo estadual ocorre nesta segunda-feira (28/3)
Outlook substitui o Expresso para o envio e recebimento de mensagens
Publicação:

Após um período de preparo que incluiu videoaula, está prevista, para a próxima segunda-feira (28 de março), a migração do Expresso — atual ferramenta para administração de e-mails — para o Outlook na versão de internet. Na prática, as caixas de e-mails serão transferidas, com o acesso ocorrendo pela plataforma Office. Trata-se da principal de uma série de trocas para ferramentas e aplicativos do Office 365, da Microsoft. Vários tutoriais e treinamentos estão disponíveis para orientar servidores sobre como proceder (clique aqui para acessar).
Em um primeiro momento, usuários de um grupo composto por sete órgãos do governo terão acesso ao pacote, que inclui ainda Word, Excel, Power Point e Teams. Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), Procuradoria Geral do Estado do RS (PGE-RS), Secretaria da Saúde (SES), Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (SICT), Escritório de Desenvolvimento de Projetos (EDP), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do RS são os primeiros a aderir às mudanças. A seleção da Microsoft foi definida pela Procergs, em um processo que teve início em 2019. A empresa de tecnologia do governo estadual implementou o pacote ainda em 2021. A troca deve atingir aproximadamente 50 mil servidores, sendo cerca de 5 mil do primeiro grupo.
O Office 365 funciona em dispositivos como PCs, Macs, tablets ou smartphones, é totalmente integrado e em formato online. O Teams passa a ser a plataforma para participar de reuniões, compartilhar documentos, conversar por chat, receber e delegar tarefas. Também será disponibilizado o OneDrive, para guardar e compartilhar arquivos de trabalho na nuvem.