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Portal rs.gov.br conquista a principal premiação de governo eletrônico do país

Resultado do Prêmio e-Gov foi divulgado em cerimônia na noite da quarta-feira, dia 8

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Resultado foi divulgado na abertura do Seminário Nacional de TIC para Gestão Pública (Secop) 2021, em Vitória (ES)
Resultado foi divulgado na abertura do Seminário Nacional de TIC para Gestão Pública (Secop) 2021, em Vitória (ES) - Foto: Foto Ao Vivo / Divulgação

O portal de serviços digitais do governo gaúcho – rs.gov.br – foi o grande vencedor da 19ª edição do Prêmio Excelência em Governo Eletrônico (e-Gov), cujo resultado foi divulgado na abertura do Seminário Nacional de TIC para Gestão Pública (Secop) 2021, na noite da quarta-feira (8/12).

Considerado o maior reconhecimento brasileiro no setor, o Prêmio e-Gov – promovido pela Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação (Abep-TIC) – tem como objetivo incentivar o desenvolvimento de projetos e soluções de governo eletrônico nas administrações públicas federais, estaduais e municipais.

“Uma premiação dessa importância, o maior prêmio de excelência em governo eletrônico do país, é um reconhecimento dos esforços que realizamos até agora, e ajuda a renovar nossos propósitos e objetivos, para seguirmos rumo à meta de 100% dos serviços estaduais oferecidos também na forma digital até o fim do próximo ano. O projeto é fundamental para nos tornarmos mais transparentes e acessíveis ao cidadão”, disse o governador Eduardo Leite ao conhecer o resultado do prêmio.

Portal serviços capa card9Plataforma unificada de serviços digitais do governo do Estado concentra 498 serviços estaduais, sendo 89% deles digitais

O rs.gov.br faz parte da estratégia da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), por meio do Escritório de Desenvolvimento de Projetos (EDP) e do Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado (Procergs). “Ficamos muito satisfeitos com essa premiação. Essa caminhada que iniciamos em 2019 de ter um portal único de serviços, o nosso rs.gov.br, também nos traz muita responsabilidade. A responsabilidade de continuarmos avançando e cada vez mais colocando o Estado na palma da mão do cidadão. A premiação reconhece o esforço de todos, em especial das equipes que, em todos os órgãos do Executivo, lideram a prestação de serviços aos cidadãos”, diz o secretário de Planejamento, Governança e Gestão, Claudio Gastal.

A plataforma unificada de serviços digitais do governo do Estado concentra atualmente 498 serviços estaduais, sendo 89% deles digitais – desses, 69% são considerados digitais avançados, ou seja, funcionalidades resolvidas integralmente por meio digital. A meta é chegar a 100% até o fim de 2022. Além dos referentes ao Executivo gaúcho, também é possível acessar serviços de outras esferas. O site, aliado aos demais canais digitais de órgãos do Estado, ultrapassa a marca de 4,83 milhões de acessos mensais, em média.

“O que estamos fazendo no Rio Grande do Sul é ressignificar a relação do Estado com o cidadão, voltando a estrutura pública integralmente a tornar a vida das pessoas mais simples e menos burocrática, com serviços acessíveis a qualquer hora e lugar”, avaliou o diretor-geral do EDP, Hiparcio Stoffel, que representou o governo na cerimônia, em Vitória (ES), juntamente com o diretor-presidente da Procergs, José Antonio Leal, e outros integrantes do Executivo.

“Essa premiação fecha com chave de ouro o reconhecimento do governo na sua estratégia digital com a nossa plataforma digital rs.gov.br como a grande ganhadora do maior seminário da área pública no Brasil. Vale destacar que, entre os sete finalistas, dois eram do Rio Grande do Sul: o rs.gov.br e o sistema Gestão de Estatística em Segurança (GESeg), que atende a Secretaria da Segurança Pública (SSP) dentro do programa RS Seguro", destacou Leal.

Em julho, o Rio Grande do Sul já havia alcançado um resultado inédito por meio do rs.gov.br. O Estado figurou em primeiro lugar no ranking nacional Índice de Oferta de Serviços Digitais 2021, também da Abep-TIC.

Texto: Bianka Nieckel/Ascom EDP
Edição: Marcelo Flach/Secom

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