PPA Novas Façanhas é destaque em encontro nacional

Secretário-adjunto de Gestão da Seplag, Marcelo Alves, participa do 111º Fórum Nacional de Secretários da Administração, no ES - Foto: Divulgação Consad

As inovações que marcaram a elaboração do Plano Plurianual (PPA) 2020-2023, apontando os programas prioritários do governo do Rio Grande do Sul para os próximos quatro anos, foram destaque, nesta sexta-feira (13/09), no painel de encerramento do 111º Fórum Nacional de Secretários de Estado da Administração. Na sua palestra, o secretário-adjunto de Gestão da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag/RS), Marcelo Alves, destacou o alinhamento do PPA – Novas Façanhas com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. O evento ocorreu em Vitória, no Espírito Santo, de maneira simultânea ao Fórum Conjunto Consad/Conseplan, reunindo também secretários estaduais da área do Planejamento.

“Trata-se de uma importante evolução em termos de planejamento de longo prazo, pois estaremos monitorando os resultados das nossas políticas públicas com os compromissos que o país assumiu em reduzir as desigualdades e promover o desenvolvimento”, acrescentou Alves. Após mobilizar mais de 1.500 pessoas que participaram dos fóruns com lideranças regionais, oficinas temáticas e reuniões com secretários, órgãos estaduais e demais Poderes, o PPA Novas Façanhas teve como foco 12 macroprogramas temáticos, acentuando os aspectos da transversalidade entre as diferentes secretarias e a regionalização.

Outra novidade do PPA que o secretário destacou no encontro do Consad foi o período de dez dias em que a sociedade gaúcha pode participar de uma votação online para criar um ranking de importância entre os programas. A consulta pública mostrou que os gaúchos querem que a segurança pública receba atenção especial nos próximos quatro anos.

No primeiro dia do Fórum, Marcelo Alves teve participação de painéis que abordaram a gestão de recursos humanos e os desafios na implantação do e-Social em órgãos públicos. Temas como a transformação digital nos governos e uma melhor administração dos ativos também estiveram em pauta. O encerramento do encontro teve a participação do governador do Espírito Santo, Renato Casagrande.