Prêmio Governo Aberto: Gabinete Digital entre as melhores iniciativas da América Latina
Publicação:

O Gabinete Digital do governo do Rio Grande do Sul acaba de ser eleito uma das nove melhores experiências de governo aberto da América Latina. O Premio Gobierno Abierto Puntogov Asaec foi concedido pela Red Gobierno Abierto, da Argentina, uma rede financiada pelo Governo do Canadá, junto com a Fundación Sociedades Digitales.
Entre 55 concorrentes de todo o continente, oito projetos foram contemplados e darão origem a um livro que será distribuído a organizações e entidades afins. A experiência gaúcha é a única do Brasil a ser premiada, ao lado de iniciativas de Chile, Argentina, Peru e Colômbia.
A Red Gobierno Aberto é uma das mais importantes iniciativas de articulação institucional para promoção de experiências de governo eletrônico (e-gov) do mundo. Desenvolve iniciativas em diversos países e reúne pesquisadores de renome, como Bernardo Kliksberg, referência mundial no tema. A entrega da premiação será realizada em 6 de junho, no Salão Azul da Nação Argentina, em Buenos Aires, durante a jornada “A Participação Cidadã no Governo Aberto”. A atividade faz parte da III Semana Internacional de Governo Aberto, que acontecerá entre os dias 3 e 7 de junho, nas cidades de Entre Ríos e Chubut, além da capital.
Desde dezembro de 2012, 55 projetos de governo aberto foram inscritos, incluindo iniciativas de governos municipais, provinciais, regionais e nacionais, bem como de organizações sociais e associações civis. A premiação valoriza projetos que deem resposta a demandas ou necessidades de setores em situação de vulnerabilidade. De acordo com o regulamento do prêmio, um governo se qualifica como aberto quando mostra evidências de estar centrado nas necessidades dos cidadãos e incentiva uma “ativa participação cidadã na gestão pública através da consulta, da opinião, ou do trabalho conjunto com o governo”, promovendo, assim, a melhoria da “governança democrática como via para melhorar a qualidade de vida da sociedade”.
Conheça mais sobre o prêmio no site da Red Gobierno Abierto (em espanhol).
Reconhecimento nacional e internacional
Em menos de dois anos de sua criação, este é o segundo prêmio internacional recebido pelo Gabinete Digital, além de outros quatro prêmios nacionais:
- Prêmio Bank Beneficiary Feedback Awards, concedido pelo Instituto do Banco Mundial
- Prêmio CONIP de Excelência em Inovação na Gestão Pública Prof. Francisco Romeu Landi, concedido pelo Instituto de Estudos de Tecnologias para Inovação na Gestão Pública (ITIP)
- Prêmio E-gov, de excelência em governo eletrônico, concedido pela Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação (ABEP)
- Prêmio A Rede 2011, na categoria Inovação na Gestão Pública, promovido pela Revista A Rede
- Prêmio TI & Governo 2011, na categoria e-democracia, concedido pela Plano Editorial
Em março deste ano, a revista inglesa The Economist citou o Gabinete Digital como uma das iniciativas mais bem sucedidas de participação digital em andamento no globo.