Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Planejamento, Governança e Gestão

Início do conteúdo

Prêmio Governo Aberto: Gabinete Digital entre as melhores iniciativas da América Latina

Publicação:

20130528174148governo_aberto.jpg
A Red Gobierno Aberto é uma das mais importantes iniciativas de articulação institucional para promoção de experiências de gov - Foto: Gabinete Digital

O Gabinete Digital do governo do Rio Grande do Sul acaba de ser eleito uma das nove melhores experiências de governo aberto da América Latina. O Premio Gobierno Abierto Puntogov Asaec foi concedido pela Red Gobierno Abierto, da Argentina, uma rede financiada pelo Governo do Canadá, junto com a Fundación Sociedades Digitales.

Entre 55 concorrentes de todo o continente, oito projetos foram contemplados e darão origem a um livro que será distribuído a organizações e entidades afins. A experiência gaúcha é a única do Brasil a ser premiada, ao lado de iniciativas de Chile, Argentina, Peru e Colômbia.

A Red Gobierno Aberto é uma das mais importantes iniciativas de articulação institucional para promoção de experiências de governo eletrônico (e-gov) do mundo. Desenvolve iniciativas em diversos países e reúne pesquisadores de renome, como Bernardo Kliksberg, referência mundial no tema. A entrega da premiação será realizada em 6 de junho, no Salão Azul da Nação Argentina, em Buenos Aires, durante a jornada “A Participação Cidadã no Governo Aberto”. A atividade faz parte da III Semana Internacional de Governo Aberto, que acontecerá entre os dias 3 e 7 de  junho, nas cidades de Entre Ríos e Chubut, além da capital.

Desde dezembro de 2012, 55 projetos de governo aberto foram inscritos, incluindo iniciativas de governos municipais, provinciais, regionais e nacionais, bem como de organizações sociais e associações civis. A premiação valoriza projetos que deem resposta a demandas ou necessidades de setores em situação de vulnerabilidade. De acordo com o regulamento do prêmio, um governo se qualifica como aberto quando mostra evidências de estar centrado nas necessidades dos cidadãos e incentiva uma “ativa participação cidadã na gestão pública através da consulta, da opinião, ou do trabalho conjunto com o governo”, promovendo, assim, a melhoria da “governança democrática como via para melhorar a qualidade de vida da sociedade”.

Conheça mais sobre o prêmio no site da Red Gobierno Abierto (em espanhol).

Reconhecimento nacional e internacional

Em menos de dois anos de sua criação, este é o segundo prêmio internacional recebido pelo Gabinete Digital, além de outros quatro prêmios nacionais:

Prêmio Bank Beneficiary Feedback Awards, concedido pelo Instituto do Banco Mundial

Prêmio CONIP de Excelência em Inovação na Gestão Pública Prof. Francisco Romeu Landi, concedido pelo Instituto de Estudos de Tecnologias para Inovação na Gestão Pública (ITIP)

Prêmio E-gov, de excelência em governo eletrônico, concedido pela Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação (ABEP)

Prêmio A Rede 2011, na categoria Inovação na Gestão Pública, promovido pela Revista A Rede

Prêmio TI & Governo 2011, na categoria e-democracia, concedido pela Plano Editorial

Em março deste ano, a revista inglesa The Economist citou o Gabinete Digital como uma das iniciativas mais bem sucedidas de participação digital em andamento no globo.

Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão